O empresário Eike Batista não esperou o novo parecer técnico que está sendo gestado no ICMBio de Brasília para a liberação ou não do seu estaleiro numa cidade de Santa Catarina. Nesta terça-feira (16), para surpresa de muitos, a OSX Brasil anunciou, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), “fato relevante” para informar que vai instalar o seu estaleiro no Estado do Rio de Janeiro.
* Semana decisiva para o estaleiro de Eike Batista em Santa Catarina
* Chilenos acusam empresa de Eike Batista de racismo ambiental
A decisão empresarial veio um dia após a outra derrota do grupo EBX, mas desta vez no Chile. A Corte Suprema chilena reafirmou decisão contra a instalação da termoelétrica Castilla em Copiapó por considerá-la prejudicial ao meio ambiente.
A seguir, a íntegra do anúncio da OSX sobre estaleiro:
OSX BRASIL S.A.
CNPJ N.º 09.112.685/0001-32
Companhia Aberta
FATO RELEVANTE
OSX anuncia decisão de instalar a Unidade de Construção Naval no Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2010 – A OSX Brasil S.A.
2. O Estudo de Impacto Ambiental e o seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da UCN Açu encontra-se em estágio avançado de análise técnica pelo órgão ambiental competente no Estado do Rio de Janeiro, com expectativa de que sua instalação seja licenciada em abril de 2011.
- Possibilidade de significativa expansão de cais, calado e capacidade produtiva;
- Maior espectro de serviços que poderão ser prestados pela UCN Açu, incluindo reparos;
- Sinergias logísticas com os demais empreendimentos em implantação no Açu, destacando-se o Terminal Portuário de Uso Privado do Açu, siderúrgicas, geração de energia termelétrica e pólo metal-mecânico;
- Posição geográfica central entre as principais bacias petrolíferas do País: Campos, Espírito Santo e Santos;
- Condições de solo que possibilitam maior velocidade na construção da UCN Açu;
- Localização no Estado do Rio de Janeiro, principal pólo brasileiro da atuação integrada das indústrias naval e de petróleo e gás;
- Resposta à demanda regional pela geração de novos empregos diretos qualificados, totalizando 10.000 na fase de operação da UCN Açu e 3.500 na fase de construção;
- Resposta à demanda comunitária por grande obra de macro-drenagem em combate a enchentes.
5. O Grupo EBX estuda o desenvolvimento de outros empreendimentos para a propriedade em Biguaçu, reafirmando assim o seu compromisso com o Estado e a população de Santa Catarina.
6. Finalmente, no que se refere às demais unidades de negócio da Companhia, vale mencionar que uma equipe operacional da OSX Serviços Operacionais encontra-se em Cingapura, onde o FPSO OSX-1 está sendo adaptado, dando seguimento às atividades de pré-operação, visando o início da produção no litoral brasileiro em 2011. Por sua vez, a unidade de leasing da Companhia vem tomando as providências pertinentes para a aquisição, construção e/ou customização dos FPSOs OSX-2, OSX-3 e OSX-4, e das WHPs 1 e 2, perfazendo um total de 6 equipamentos de produção em fase de implementação pela Companhia, para a produção de petróleo e gás em águas jurisdicionais brasileiras.
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2010.
Roberto Monteiro
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores