Dia a Dia

Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Autoridade Portuária do Porto de Santos, corre e faz um gol. Mas de mão. E parece que o juiz viu e poderá anulá-lo.

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Um profissional da área do porto, que trabalhou muitos anos no Porto de Santos (SP), ao saber do acordo que a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) está fechando com a siderúrgica Usiminas para pagamento de uma dívida que vem da década de 1990, levantou as seguintes dúvidas:

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O Brasil encontrará grandes desafios no transporte aquaviário de cargas em 2010. Os estaleiros nacionais estão abarrotados de encomendas para construção de plataformas e grandes embarcações, prometendo gerar divisas e muito desenvolvimento. Empresas como a Vale procuram até estaleiros na Ásia para dar conta de sua demanda. No entanto, o País não pode errar em termos de infraestrutura. Caso contrário pagará muito caro ao não conseguir dividir mais adequadamente sua matriz de transporte, hoje excessivamente concentrada no modal rodoviário.

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Os acessos rodoviários e ferroviários foram objeto de reunião entre o Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, o Secretário Adjunto da Secretaria Especial de Portos (SEP), Augusto Wagner Padilha Martins, e o Diretor de Planejamento e Controle da Companhia Docas de São Paulo, Renato Ferreira Barco. O encontro foi nesta terça-feira (29).

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Até o último dia do ano, PortoGente lembrará aos internautas alguns dos principais entraves do setor portuário brasileiro que atrapalham o desenvolvimento do País e que se arrastaram ao longo de 2009. Recordar os gargalos enfrentados por produtores, transportadores, exportadores e importadores é fundamental para que ao menos parte dessas dificuldades seja superada em 2010.

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*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website

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