Com a profundidade e a precisão que caracterizam suas análises da logistica, Frederico Bussinger, na sua coluna semanal publicada no dia 7 de agosto, põe luz no debate da unificação dos três ministérios setoriais de transportes e a nomeação de diretorias das Cias. Docas. Tal pode ser deduzido dessa ampla abordagem combinada com a tradição de que a decisão centralizada fomenta a deficiência sistêmica e facilita a corrupção: há que se mudar e há caminhos com boas direções.
Está em pauta, de novo, na agência reguladora do setor (Antaq) a hidrovia Uruguai-Brasil, com destaque para a dragagem da lagoa Mirim. Outros órgãos do governo federal participam desse debate. Torcemos para que ele realmente seja profícuo na realidade. O modal é estratégico para a integração dos dois países da América do Sul. Segundo o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro, o compromisso do órgão é licitar a obra até o final de setembro próximo. Também estão sendo discutidas formas de viabilizar a recuperação da eclusa de São Gonçalo, no Rio Grande do Sul, e retomar a sua operação.
Chegou denúncia ao Portogente que, mesmo suprimindo postos terceirizados da Guarda Portuária, principalmente das áreas internas dos portos que administra, a Companhia Docas do Pará (CDP) ainda mantém esses serviços terceirizados. Parece que é o que está ocorrendo em Vila do Conde: dos 12 postos terceirizados, a empresa ainda mantém cinco postos.
Agora vai ficar mais fácil manter a saúde dos peixes de aquário. A empresa americana Step Ahead Innovations acaba de anunciar uma solução totalmente automatizada para aquaristas monitorar e equilibrar até 10 parâmetros da água vitais - a chave para manter peixes e corais saudáveis. A tecnologia de ponta de um dos seus produtos inovadores fornece a maneira mais precisa, conveniente e confiável para manter o equilíbrio na água do aquário. Ele dispensa o teste manual em aquários de água salgada.
Em reunião da Comissão Geral da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (6/8), o ministro de Portos, Edinho Araújo, afirmou um terço do PIB da América Latina vem do comércio exterior e passa pelos portos (17% de exportações e 16% de importações). “Daí a importância dos portos nas cadeias produtiva e logística, na criação de empregos e arrecadação de impostos e contribuições não fiscais. A cada 1 milhão de dólares produzido por um porto, até 3,5 milhões de dólares são gerados na sua área de influência imediata. E para cada 100 empregos diretos criados num porto, outros 500 são gerados na sua área de influência”, destacou.