A Bahia é, sem dúvida alguma, um dos estados mais importantes do País. Por isso mesmo, não pode se sujeitar a ser palco de uma série de mandos e desmandos no setor portuário como os que ocorrem hoje. Ninguém se entende quando o assunto é a expansão do Porto de Salvador. O Porto de Ilhéus agoniza a espera de dias melhores ou de sua extinção. Aratu, por sua vez, é a eterna promessa que não se traduziu em plena realidade até hoje.
Depois de quase cinco meses da assinatura do contrato da dragagem de aprofundamento do Porto de Santos, chegou na manhã desta segunda-feira (15) ao complexo portuário santista a primeira draga do consórcio Draga Brasil, a Hang Jun 5.001 metros cúbicos, que veio da China e estava no Rio de Janeiro preparando a documentação. A embarcação está atracada no cais 9 do Porto. A profundidade do canal de navegação do maior porto do Hemisfério Sul passará dos atuais 12,5 metros para 15 metros.
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) avisou ao PortoGente, por meio de seu miniblog no Twitter, que os governos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de seu estado estão articulando a inclusão da Ferrosul no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT). O objetivo é viabilizar a criação da ferrovia.
Profissional independente, honesto e leal à causa portuária, invejável capacidade de análise, coragem, humildade e profissionalismo são alguns dos predicados que fizeram o jornalista santista, José Rodrigues, um sinônimo do jornalismo portuário.
“Já havia movimentação na Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) para fazer modificação no PDZP (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário)”. A informação é de Luiz Fernando Barbosa Santos, trabalhador portuário conferente, representante do bloco dos trabalhadores portuários no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Vitória. Para ele, a revisão do PDZP é importante para dar “conteúdo mínimo, um ponto de partida para se fazer um trabalho comparativo entre os vários portos e desenvolver realidades locais”.