Quarta, 27 Novembro 2024

Dia a Dia

Marketing ainda é um assunto tabu no ambiente de negócios no Brasil. Semanticamente tem sido quase sempre ligado à publicidade, que se constitui uma das suas ferramentas. Estrategicamente, ele é desvalorizado em relação ao setor produtivo da organização. Em resumo, e em todas as atividades e em diferentes graus, recebe um tratamento de uma atividade secundária e bem dispensável. Inclusive nos portos brasileiros.

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O presidente da Usuport-RJ, André de Seixas, requereu da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), pelo portal de acesso à informação, todos os estudos técnicos, análises de impactos regulatórios e demais documentos que embasem os referidos normativos, assim como justifique a inclusão de cada dispositivo nos mesmos. Seixas observa: "Estamos convictos de que não existirá necessidade de demora no envio do que foi solicitado, porque entendemos que, se a Antaq está submetendo tais normativos à Audiência Pública, é fato que produziu vastos estudos em torno dos mesmos. Então, nosso pedido está em consonância com o princípio constitucional da transparência que deve nortear a administração pública."

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Com a profundidade e a precisão que caracterizam suas análises da logistica, Frederico Bussinger, na sua coluna semanal publicada no dia 7 de agosto, põe luz no debate da unificação dos três ministérios setoriais de transportes e a nomeação de diretorias das Cias. Docas. Tal pode ser deduzido dessa ampla abordagem combinada com a tradição de que a decisão centralizada fomenta a deficiência sistêmica e facilita a corrupção: há que se mudar e há caminhos com boas direções.

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Está em pauta, de novo, na agência reguladora do setor (Antaq) a hidrovia Uruguai-Brasil, com destaque para a dragagem da lagoa Mirim. Outros órgãos do governo federal participam desse debate. Torcemos para que ele realmente seja profícuo na realidade. O modal é estratégico para a integração dos dois países da América do Sul. Segundo o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro, o compromisso do órgão é licitar a obra até o final de setembro próximo. Também estão sendo discutidas formas de viabilizar a recuperação da eclusa de São Gonçalo, no Rio Grande do Sul, e retomar a sua operação.

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Chegou denúncia ao Portogente que, mesmo suprimindo postos terceirizados da Guarda Portuária, principalmente das áreas internas dos portos que administra, a Companhia Docas do Pará (CDP) ainda mantém esses serviços terceirizados. Parece que é o que está ocorrendo em Vila do Conde: dos 12 postos terceirizados, a empresa ainda mantém cinco postos.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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