Se olharmos e analisarmos o ano de 2015 para projetar o futuro da tecnologia em 2016, ela vai estar em destaque com oito projetos já apresentados aqui. São eles:
1- Realidade Virtual (VR), a mais excitante das tecnologias estará à venda nos primeiros meses do ano. Sua aplicação em jogos e educação vai ser uma demonstração do que poderá transformar as nossas vidas, como elas são hoje.
2- Os drones como os da Amazon, aviões sem piloto e dirigidos à distância, vão dar o tom das entregas mais rápidas e baratas. Esse projeto vai ser lançado em Londres neste novo ano. Entregas de encomendas, principalmente feitas pela Internet, não irão demorar mais do que 30 minutos para chegar aos clientes.
3- Smartphones poderosos, e a menor custo, competindo com diferentes marcas, irão invadir o mercado. Qualidade de imagem, velocidade de operação e capacidade de armazenamento são qualidades que farão dos celulares inteligentes suportes de escritórios móveis (Mobile Office).
4- As marcas Google e Ford estarão unidas para lançar os carros sem motorista. A experiência da Google com o software do seu carro autômato, que já rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros, vai ser transferida para a tradicional e secular fabricante de automóveis. A realidade do automóvel só ser conduzido por motorista será coisa do passado. Uma questão que se levanta no atual embate entre taxistas e o Uber.
5- Está próximo o fim dos inconvenientes login e senhas que de modo geral estão esquecidos na hora de se fazer acesso à informações privadas. Google e Yahoo estarão lançando em breve dispositivos de identificação para serem utilizados com celulares inteligentes para verificar login e senha. Sensores de reconhecimento de impressões digitais farão parte dos modernos celulares inteligentes e leitoras de reconhecimento facial está sendo instalado no Windows 10 para substituir as senhas por selfies.
6- O tradicional lançamento de Iphone no outono americano, esse ano em 7 de setembro, vai ser uma nova estrela e vai gerar muita riqueza para empresa fundada por Steve Jobs. Um aparelho sem botão na home, nem orifícios para fones e à prova d'àgua vai mudar radicalmente a estética do famoso smartphone.
7- Inteligência artificial será a grande sacada de mais e mais dispositivos em 2016, que poderão medir e elaborar dados para responder perguntas de seu dono. Muitos aparelhos serão emocionalmente inteligentes. Reconhecer rostos, controlar stress e prever ataques epiléticos são recursos que estarão disponíveis em dispositivos inteligentes durante este ano.
8- Em 2016 vai acontecer em Londres o emblemático fim do dinheiro. Alguns estabelecimentos comerciais não transacionarão mais com moeda corrente, que será substituída por cartões ou smartphones de leitura digital. O fato de em 2015 as vendas por dinheiro terem sido superadas pelas vendas com cartões, pela primeira vez na história do comércio, é um prenúncio da morte do dinheiro físico.