Nesta semana, na CES2016, a famosa feira anual de tecnologia de Las Vegas (EUA), foi lançada pela Netamo uma câmera de segurança inteligente para uso em portas externas. Ela identifica objetos como pessoas, animais e veículos.
A câmera, que é conectada a um holofote retangular, pode ser ajustada para enviar alertas para um aplicativo de smartphone ou de um computador, baseado em detalhes do que e onde vê. Por exemplo, ela pode estar programada para ignorar carros que passam em frente à casa, mas envia alerta quando um veículo ultrapassa o limite de acesso ao imóvel.
Todas as imagens capturadas pela câmera são armazenadas em um cartão San Disk. Portanto, não há despesas de armazenagem ou recuperação de dados pelo proprietário do imóvel vigiado. Oferecer uma tecnologia avançada de armazenamento sem custo de manutenção é um dos diferencias anunciados pelo fabricante.
Existe sempre a possibilidade da memória da câmera ser roubada. No entanto, todas imagens armazenadas são criptografadas com nível de segurança de banco de dados. Além disso, elas só podem ser vistas utilizando a câmera que as captou ou o smartphone. Entretanto, se alguém exigir mais segurança na guarda dos dados, ainda existe a possibilidade de acoplar a câmera a um servidor e, assim, assegurar tranquilidade na preservação das imagens registradas.
É indubitável que a era digital está tornando a cada dia mais sofisticada a informação. Também por isso, está ficando muito arriscada a vida dos bandidos.