O Ministro da Secretaria de Portos (SEP/PR), Edinho Araújo, anunciou na última terça-feira (13) as ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola 2015. O governo destacou o aperfeiçoamento da Estrutura de Governança, a automatização do Sistema de Agendamento Caminhões (Portolog) e a ampliação da capacidade do pátio de estacionamento para 650 caminhões por dia.
Os ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e da Agricultura, Kátia Abreu, também anunciaram as ações de cada pasta. Os três Ministérios estão investindo para dar continuidade às ações adotadas para evitar congestionamentos de veículos no corredor de acesso ao Porto de Santos, além de melhorias na infraestrutura dos corredores multimodais do Arco Norte nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e Maranhão.
As medidas são resultado da ação integrada de planejamento do grupo de trabalho formado por técnicos dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dos Transportes e da Secretaria de Portos, com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Confederação Nacional do Transporte (CNT), e Confederação Nacional da Agricultura (CNA).