Sexta, 26 Abril 2024

Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional, cita dados recentes da McKinsey & Company, tradicional empresa de consultoria de Nova York, para mostrar que o comércio exterior se encontra numa fase de muitas mudanças e os países que não despertarem para os novos tempos que se avizinham podem sofrer consequências nefastas em seu desenvolvimento.

"Esses dados apontam que há uma acentuada tendência de crescimento no comércio internacional que vem provocando fortes impactos no transporte marítimo e nos portos", observa atento o empresário. E acrescenta: "Basta ver que o volume de cargas saltou de 8,2 bilhões de toneladas, em 2008, para 10,1 bilhões em 2014. Em contêineres, a evolução foi de 2 bilhões de toneladas para 3 bilhões no mesmo período e em granéis de 1,2 bilhão para 1,6 bilhão. Os números da McKinsey mostram ainda que há um gap (fosso) de 20% entre a oferta e a demanda que deverá persistir pelo menos até 2019."

Lourenço informa que estão sendo construídos navios cada vez maiores para o barateamento do frete. Ele mesmo contabiliza: "Entre 1996 e 2015, os navios que carregam contêineres cresceram 90% no tamanho." Isso significa dizer que navios que, em 1990, transportavam 5.000 TEUs – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés – foram substituídos por outros que carregam 21 mil TEUs. Já os navios graneleiros cresceram em média 55% e os tanqueiros, 21%.

"Não é preciso esforço para imaginar o que esse crescimento tem representado para as administrações portuárias: navios gigantescos exigem canais de navegação mais largos e profundos, o que significa maiores custos com obras de dragagem." Da mesma forma as embarcações gigantes necessitam de gruas mais altas e com maior capacidade de operação, o que equivale a maiores investimentos em equipamentos. E o maior volume de carga necessita de áreas operacionais mais amplas, bem como de maiores recursos para aumentar a infraestrutura portuária, viária, ferroviária e dutoviária. "Obviamente, o porto que não responde a essas demandas acaba preterido em favor de outros mais bem equipados ou aquinhoados pela Natureza como aqueles instalados em ambiente de águas profundas", sentencia.

 

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