Sexta, 22 Novembro 2024
Em julho de 2001, foi apresentada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) proposta de licitação, pautada em face da inadequada subordinação da infraestrutura Aquaviária aos serviços necessários à sua implantação, melhoramentos e manutenção. Segundo essa proposição que já tem 13 anos, os serviços de dragagem, de batimetria e sinalização suprimem o foco do “canal de acessos ao porto, de suas bacias de evolução e dos seus respectivos cais acostáveis”. Como consequência, a precariedade e/ou descontinuidade de apenas um desses serviços, implica na inadequação da mais importante infraestrutura do Porto, a Aquaviária.

Leia também
* SEP não consegue dragar portos brasileiros: por que?
* Dragagem que não aprofundou o Porto de Santos ainda sem explicação

A proposta, apesar de obter pareceres técnicos e jurídicos favoráveis, não teve sequenciamento e, hoje, o acesso ao Porto continua apresentando as mesmas mazelas de há 13 anos.

Essa talvez seja a razão da pesquisa que o presidente do Instituto Brasileiro de Logística, Paulo Fleury, mostrou, nesta quarta-feira (7/5), no XII Seminário Guarani - Cenários e Perspectivas para os Mercados de Açúcar, Etanol e Energia – Safra 2014/15, em São Paulo, conforme publicado pela imprensa.

“Apesar dos muitos investimentos, nunca se investiu tanto em infraestrutura no Brasil, a avaliação da nossa infraestrutura está caindo”, reclamou Fleury, acrescentando que, segundo os profissionais de logística, “a falta de disponibilidade de vias e modais é tão prejudicial quanto a qualidade das mesmas”. E concluiu: “Nossa presidente [Dilma Rousseff] está tendo que engolir sapos porque o coração do governo não gosta do empresário. Entende que ganhar dinheiro é crime, é pecado.”

Hoje, como antes, há embasamentos jurídicos (Parcerias Público Privado e o Regime Diferenciado de Contratações) e técnicos que suportariam o espírito do que fora proposto. Só não vai avante se outros interesses existirem neste Mar de Abrantes.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!