A plataforma Facebook está realizando uma campanha da Realidade Virtual (RV) irresistível. A rede social mais famosa do mundo apresenta seus novos óculos Oculus por um preço bem inferior ao do mercado. Trata-se de uma estratégia de vendas para atrair 1 bilhão de pessoas como usuários da RV. Mark Zuckerberg quer fazer com seus Oculus o que Steve Job fez com seu Iphone: uma cultura.
O preço imbatível da sua VR inclui novas tecnologias, como óculos sem fio, wi-fi e os sensores necessários para alimentar o Rift, sistema que produz a realidade virtual que lhe mergulha nos mundos virtuais.
Zuckerberg sonha como o imenso potencial dessa tecnologia, ainda incipiente, pode mudar a forma como vivemos e trabalhamos, o modo como interagimos uns com os outros, como jogamos ou assistimos filmes.
Dá para imaginar o que o Facebook está para fazer acontecer de fantástico em termos de comunicação. Basta comparar uma cena de um centro urbano de 1900, pouco mais de 20 anos da primeira transmissão elétrica por telefone, com uma cidade urbana atual, onde as pessoas portam smartphones como extensão de seus corpos.
Para o criador da famosa rede social, "o futuro pode ser muito melhor”. E acrescenta: “Não se trata de fugir da realidade, trata-se de torná-la melhor.”