Quinta, 28 Março 2024

Os mais de 50 mil navios comerciais no mundo transportam 90% do comércio global. Cruzam os 61 mares da Terra, cada vez mais informatizados e, por isso, expostos à ataques de hackers, que plantam vírus nos sistemas da embarcação para roubar carga.

Até mesma a gigante Maersk foi vítima desses piratas e sofreu perdas da ordem de centenas de milhões de dólares, num ataque ao seu sistema administrativo. Como consequência, encerrou atividade de alguns dos seus terminais. Seu sistema financeiro foi monitorado e ocorreram desvios de pagamentos para contas de criminosos.

Há casos desses ataques de vírus afetarem também os sistemas informatizados de controle das embarcações. Foi verificado até mesmo paralisação da hélice de propulsão em alto-mar. E outros em que piratas embarcaram em um navio, localizaram os contêineres específicos por código de barras, onde estão cargas de valor, roubaram o conteúdo e saem do navio sem incidentes.

Até mesmo os sistemas de navegação principais, como a tela eletônica (Ecdis), já foram atingidos. Um meio de penetração desses vírus é por meio dos dispositivos USB pessoais dos tripulantes.

A situação mais grave é a de um ataque direcionado vir alterar as coordenadas transmitidas pelo sistema. Neste caso, o navio perde a referência do seu posicionamento. No entanto, especialistas da indústria da navegação afirmam que uma localização falsa seria detectada rapidamente por observadores marítimos.

Está claro que a indústria do transporte marítimo, assim como outros setores que utilizam sistemas computacionais, tem muito o que fazer para garantir a segurança necessária. E, como não poderia deixar de ser, essa consciência já é cultura na navegação, para poder se defender dos piratas da era digital.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto