A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), que reúne profissionais como os engenheiros, realiza a 11ª Jornada Brasil Inteligente, no próximo dia 18 de agosto, na capital paulista. O tema, desta edição, é "Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022".
A entidade criou o projeto “Brasil 2022: O País que Queremos” anos atrás, num momento de relativa estabilidade socioeconômica no País, apesar dos inúmeros problemas a serem enfrentados. A intenção naquele momento era iniciar a preparação articulada e ampla das comemorações do Bicentenário da Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, que acontecerão em 2022.
Contribuir para acelerar e aprofundar o avanço da democracia e das potencialidades de desenvolvimento com sustentabilidade social, econômica e política do País foi, portanto, a razão inicial do Brasil 2022. De lá para cá, a situação institucional, social e econômica degradou-se aceleradamente. A denominada reforma trabalhista aprovada recentemente é um dos graves indicadores do retrocesso em curso.
“Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022” é uma das mais importantes sobre a qual devemos nos debruçar. Empregos decentes, qualificação do trabalho, inovação no processo produtivo e inclusão de todos os brasileiros na distribuição das oportunidades e riquezas são as chaves para se obter maior produtividade e desenvolvimento.