O Programa Reintegra é um mecanismo em vigor desde 2011 para devolver uma parte dos impostos pagos na cadeia produtiva às empresas exportadoras de bens manufaturados no Brasil, possibilitando que pessoa jurídica possa reaver parcial ou integralmente o resíduo tributário.
Leia também
Conforme dados da empresa Becomex, especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais, dos R$ 19 bilhões que o governo esperava devolver às empresas brasileiras exportadoras por meio do Programa Reintegra, apenas metade (R$ 9,5 bilhões) foi resgatada. A outra metade ainda está na Receita, aguardando as empresas exportadoras brasileiras requisitarem o benefício.
Os créditos do Reintegra podem ser pedidos trimestralmente, ou seja, em julho já será possível solicitar o crédito referente ao 2º trimestre. É importante ficar atento porque quanto mais rápido for solicitado mais rápido o seu resgate.
A Becomex também aponta que mais de 50% das empresas exportadoras no Brasil pagam mais impostos do que deveriam por não aproveitar corretamente os benefícios fiscais e aduaneiros existentes. Muitas empresas sequer sabem o potencial que poderiam economizar com o pagamento de impostos e tributos.