A empresa de confecção de roupas Wearable X utiliza tecnologia para inovar a sua produção, possibilitando sensações, mais conforto e melhores resultados aos usuários de suas roupas. De peças interiores às calças e camisas que vibram ou controlam tensões monitoradas, as possibilidades causam surpresas, tanto na linha esportiva como na casual.
Mesmo quem assistiu ao filme Barbarela, nos idos de 60, no qual os casais teriam relações sexuais até nos coletivos apenas dando as mãos, talvez não imaginasse que um dia haveria no mercado uma roupa interior como a Fundardear vibrando, para casais em relacionamentos de longa distância, Controladas por smartphones, as possibilidades de carínhos e carícias podem tornar as distâncias menos saudosas.
Na área esportiva, as camisas Fan Jersey quando vestidas suas vibrações adaptadoras permitem os fãs de esportes sentirem as emoções dos jogadores durante um jogo. Ainda em teste de lançamento, essa roupa vibratória se anuncia com sucesso.
No mercado, por enquanto, o produto disponível para compra são as calças de yoga NadlX. As calças têm cinco sensores cosidos para ajudar o usuário a melhorar a forma para 30 poses de ioga diferentes. Uma vez em uma pose, os sensores vibram de maneiras específicas para dizer-lhe como ajustar seus quadris, joelhos ou tornozelos. Para a posição cão descendente, por exemplo, os pulsos guiam uma pessoa para aterrar o tornozelo e levantar o joelho.
Fabricadas no Sri Lanka, essas calças são laváveis em máquina e alimentadas por uma bateria recarregável removível que dura até 90 minutos. A bateria se conecta via Bluetooth para um aplicativo de smartphone, que permite que as pessoas escolham o nível de ioga que eles estarão praticando.
Com um olhar tecnológico sobre esse fluxo de informações para controle das vibrações dessas roupas, é fácil projetar um futuro de monitoramento dos exercícios hoje praticado pelos personal-trainers.