Para identificar e solucionar os atuais gargalos da operação logística na região onde se localiza o maior complexo portuário do País e da América Latina, o Porto de Santos, as concessionárias de ferrovia Rumo, MRS Logística e Ferrovia Centro-Atlântica assinaram Memorando de Entendimentos (MDE) para cooperação mútua do Projeto Ferradura.
O programa busca unificar os modelos operacionais das concessionárias, a modernização dos métodos de planejamento e gestão integradas das operações e a identificação de soluções que não transfiram gargalos para outros trechos. O prazo do projeto é de dois anos e a meta é encontrar meios que aumentem a capacidade de descarga de pátios e terminais, a fluidez da operação ferroviária e outras melhorias.
O modelo tarifário a ser adotado a partir da assinatura do MDE tem base na geração de valor para o negócio; a inexistência de subsídios cruzados (cada cliente paga suas contas); o enfrentamento de conflitos e a previsão de utilização de faixas tarifárias para premiar aumento do volume transportado.
A expectativa é de menores tarifas, neutralidade competitiva e novos investimentos.