Sexta, 26 Abril 2024

Pode parecer, mas não é pouca coisa um novo acessório de smartphone poder avaliar o sêmen de um homem e determinar seu nível de fertilidade com até 98% de precisão. È o que mostrou um novo estudo. A tecnologia - que consiste em um acessório externo no qual as amostras de esperma são inseridas e um aplicativo que as analisa - poderia tornar os testes tão simples como um teste de gravidez em casa, dizem os cientistas.

Apesar da super população da Terra, estima-se que mais de 45 milhões de casais sejam inférteis globalmente em 2010, cerca de 15% de todos os casais em todo o mundo. Estima-se que os homens sejam os únicos responsáveis ​​por até 30% e contribuam para até 50% dos casos em geral, de acordo com um estudo.

A nova tecnologia ainda está a alguns anos de distância, mas a equipe por trás espera que essa nova forma fará testes de infertilidade mais fácil e mais barato para os homens, evitando a necessidade de ir a uma clínica.

Um kit descartável coleta amostras para inserção no invólucro colocado em torno do smartphone. As amostras são inseridas no chip, que é por sua vez inserido em uma caixa acessória contendo lentes e um LED para iluminar e ampliar a amostra para captura pela câmera do telefone. O aplicativo grava um pequeno vídeo do esperma enquanto eles se movimentam dentro do chip e usa um algoritmo para medir o número total de espermatozóides, para acompanhar o movimento (motilidade) e, em seguida, para calcular o número total dos que estão se movendo.

"A fertilidade é um grande problema ... Os homens estão envergonhados de ir ao seu urologista para testes de infertilidade", diz Hadi Shafiee, professor assistente de medicina no Brigham and Women's Hospital e Harvard Medical School, que liderou o estudo. E acrescentou: "Este vai ser o primeiro dispositivo totalmente automatizado para fazer testes de infertilidade tão simples e em casa, como testes de gravidez para as mulheres."

Os testes já realizados alcançaram 98% de precisão. Além da sua finalidade principal de detectar infertilidade, o aparelho será um controlador nos consultórios médicos da qualidade da vasectomia, para evitar surpresas inesperadas. E isso por um custo bem menor do que custa hoje esse tipo de controle.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto