Sexta, 19 Abril 2024

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fonseca, em evento no Rio de Janeiro, falou sobre a participação do modal aquaviário em relação à matriz de transportes nacional, exportações e importações, e traçou um panorama sobre a evolução do número de embarcações e da idade média dos navios brasileiros, no período 2010/2015. "O crescimento da frota nacional é perfeitamente justificável pela intensa demanda da Petrobras, principal contratante no segmento de exploração de óleo e gás, cenário que, desde 2015, vem sofrendo uma reversão", apontou.

O diretor destacou os avanços na regulação da navegação de apoio marítimo, notadamente devido à sistematização dos afretamentos, a partir da implementação do Sistema de Afretamento da Navegação Marítima e de Apoio há três anos, “o que conferiu transparência e impessoalidade à análise e permitiu a desburocratização de procedimentos”.

Fonseca levantou algumas considerações com relação ao cenário atual de crise, em razão da diminuição dos investimentos na exploração de petróleo, a redução da quantidade de sondas de perfuração em atividade, a postergação de projetos exploratórios e a concentração nas atividades de produção. O diretor da Agência externou, ainda, a falta de perspectiva em relação aos próximos dois anos de aumento da frota nesse segmento, mas esclareceu que a Agência vem desenvolvendo tratativas junto à Petrobras no sentido de minimizar o problema e auxiliar o mercado no equacionamento desse momento delicado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto