Os estivadores avulsos e vinculados de Santos farão greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (19/09), nos terminais da Santos Brasil, Libra e BTP. Os trabalhadores querem reajuste salarial que recompanha a inflação do período, com retroação a 1º de março - data-base da categoria.
O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva 'Nei', reclama da "intransigência patronal" e diz que as empresas "estão radicais. Elas não querem acordo, mas sim o embate". Enquanto o sindicato reivindica reajuste salarial dos vinculados e correção dos ganhos dos avulsos em 11,78%, retroativo a março, as empresas oferecem 9%, pagos em duas vezes.
As partes divergem também na formação das equipes. As empresas dizem que o critério deve ser definido por elas, mas o sindicato acha que devem ser de oito homens. Quanto ao adicional de risco os terminais não querem pagá-lo, mas o sindicato defende que seja de 40%. Os estivadores querem equipes de avulsos em todos os navios e estabilidade no emprego de cinco anos. Informações e fotos Paulo Passos, jornalista do Sindicato dos Estivadores de Santos.