A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acompanhou a comitiva do governo brasileiro à China, no início de setembro. Em reunião com empresários chineses, a entidade fez uma apresentação detalhada, sob o seu ponto de vista, sobre a infraestrutura e a logística brasileiras - o documento apresentado, inclusive, teve versão em mandarim.
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Documento apresentado pela CNT
Eles mostraram um país totalmente de portas abertas, amigável e ansioso ao investimento externo, com 72,9% dos transportadores nacionais aprovando os investimentos privados com os seguintes marcos a esses recursos: segurança jurídica; taxas de retorno atraentes; processos desburocratizados e planejamento sistêmico e integrado. E falaram que existem 2.045 intervenções necessárias no setor. Nesse total, a CNT elenca os números específicos para cada tipo de projeto: aeroportuário, 200; ferroviário, 278; navegação interior, 110; portuário, 261; rodoviário, 863; terminal, 333; projetos de integração nacional (eixos), 1.702; e projetos urbanos, 343.
"Apenas o investimento em infraestrutura poderá aumentar a eficiência do transporte no País", defende a CNT. Tal constatação, inclusive, é quase secular. No entanto, tudo deve começar com um amplo planejamento nacional e regional do que o País quer e precisa para realmente sair da pré-história e da letargia logística. Que tudo venha dentro dos princípios mais honrosos para a sociedade brasileira.