Minha caligrafia tem sido sempre ruim. Um rabisco bagunçado que mesmo a minha família se esforça para decifrar. Eu alimentei o programa Tom com um texto de amostra escrito em papel com uma caneta esferográfica - outros programas têm contado com texto escrito em um tablet, o que dá uma entrada menos precisa.
Ele começou o processo usando um programa que marcou cada letra e pontuação, analisou com algum detalhe como eu escrevi. O fato de que eu às vezes pontuava a letra i e em outros casos não, foi apenas uma dificuldade.
Então, quando a análise foi concluída ele a alimentou no algoritmo e digitou a palavra "Olá" em uma caixa.
Ao lado, um pouco legível, "Olá" apareceu - mas eu tinha que admitir que era uma aproximação justa de minha caligrafia. Em seguida, o programa tentou com uma frase inteira e, novamente, eu tenho que admitir o resultado foi tão ruim quanto eu poderia ter produzido.
Sábio, mas que uso prático este algoritmo de escrita tem?
Um exemplo é onde os bancos enviam documentos personalizados ou novos cartões de crédito e quer disfarçar as letras de modo que eles se parecem com cartas pessoais escritas à mão. Os pesquisadores mostraram-me três cartas dirigidas à mão - uma delas produzida pelo computador, duas realmente escrita à mão. Eu lutava para descobrir qual era que - e ver se você poderia fazer melhor.
Outro uso comercial possível é nas mensagens pessoais que são inseridos com flores ou presentes enviados por empresas de entrega - quanto melhor ter uma "genuína" escrita à mão "Feliz Aniversário" do que algo digitado em um cartão.
Você pode pensar em um outro uso potencial, por criminosos que tentam falsificar sua assinatura. Mas, os pesquisadores dizem que um exame aprofundado com um microscópio ainda vai revelar o que foi escrito por um ser humano real e o que foi gerado na máquina. Enfim, as imperfeições humanas são inimitáveis, graças a Deus.