Quinta, 28 Novembro 2024

O Facebook vem intensificando a guerra contra as chamadas notícias clickbait (iscas de cliques) que aparecem na rede social. Artigos desse tipo tendem a levar notícias intrigantes que sugerem que há mais para a história do que realmente é. Eles são famosos por empregar frases sedutoras, como "você nunca vai adivinhar o que aconteceu depois", a fim de despertar a curiosidade e direcionar o tráfego web.

facebook jor

Essas histórias são suprimidas automaticamente, informa o Facebook. Segundo a famosa rede social, ela vem construíndo uma tecnologia que verifica a existência de sinais clickbait em sua seção de feed de notícias - frases como "você nunca vai adivinhar o porquê" e "sua resposta foi inestimável".

Essa tecnologia de escaneamento foi criado por uma equipe avalia manualmente "milhares de manchetes" para montar uma lista de traços clickbait comumente identificáveis. Qualquer notícia que aponta para usar tal fraseado será diminuida de pronto em destaque no feed de notícias do Facebook.

Entidades de jornalistas comemoram a inicialtiva, pois entendem que a cultura da isca de clique e definição de trânsito podem favorecer aos repórteres sensacionalistas, banalizar as notícias e desestimular o interesse do público para o jornalismo que investe tempo em pesquisa e produção. Além disso, ainda segundo o Facebook, pesquisas apontam que as pessoas em sua maioria querem ler notícias autênticas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!