Os 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros da aviação regular no Brasil mantiveram o nível de 86% de aprovação no 2º trimestre de 2016, segundo resultados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso significa que a maioria dos passageiros ouvidos, numa escala de 1 a 5, avaliaram com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom) os principais aeroportos do País.
Os indicadores de facilidades ao passageiro, serviços prestados por companhia aérea, infraestrutura aeroportuária e serviços públicos também mantiveram um nível de 74% de aprovação neste trimestre, ficando com notas igual ou superior a 4. No mesmo período de 2015, o índice era de 67%.
Após um ano, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), voltou a ser apontado como o melhor terminal do País, com a nota de 4,64. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, com nota 4,44; seguido de Guarulhos (SP), com 4,40; Recife (PE), com 4,36; e Viracopos (SP), com 4,34. Entre os aeroportos que mais evoluíram em relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos (8,8%) e Santos Dumont (8,6%), duas das principais portas de entrada para a Olimpíada e Paralimpíada.