Quinta, 28 Novembro 2024

Desde que Helder Barbalho pediu demissão do cargo de ministro da Secretaria de Portos (SEP), por volta de 19 de abril último, a pasta está sem comando oficial. É que o nome anunciado como substituto de Barbalho, Maurício Muniz, ainda não tomou posse. Será que ainda conseguirá fazê-lo?

Leia também
Barbalho fora
Maurício Muniz, o homem do PAC é o novo ministro dos Portos

Todavia vemos que a SEP está "navegando" com piloto automático. Na última semana, inclusive, o órgão governamental aprovou o pedido da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de prorrogação antecipada de contrato de exploração de seu Terminal de Granéis Minerais, em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro.

Também permitiu a divulgação dos resultados positivos do sistema portuário nacional de que, nos primeiros três meses deste ano, há a tendência é de um crescimento de 3,64% na movimentação total de cargas nos portos brasileiros, quando comparada com o volume transportado em igual período de 2015, conforme projeção da SEP.

Tal situação não reduz a importância da pasta, ao contrário, mostra que os portos brasileiros ainda são relegados a um papel menor quando o assunto é política econômica e de desenvolvimento do governo. 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!