O emprego dos entregadores de pizza começa a ser ameaçado. É que nesta quinta-feira (17/03) a mundial Domino's Pizza anunciou que vai utilizar robôs militares alimentados à bateria para realizar essa tarefa dos motoboys, na Nova Zelândia. Assim como aconteceu com os drones, em pouco tempo os robôs entregadores de pizza, e outras encomendas, farão parte da vida cotidiana das cidades. Clique aqui para ver a demonstração da entrega por robôs.
Essa experiência com o primeiro robô entregador de pizza vai acontecer em Welligton, na capital do país. Conhecido como DRU (Domino's Robotic Unit), o robo de quatro rodas desenvolvido na Austrália circula em um raio de 30 km transportando até 10 pizzas em um compartimento aquecido e fechado, que mantém a temperatura da deliciosa iguaria de origem italiana. Esse compartimento fechado é aberto pelo cliente no momento da entrega, utilizando o código fornecido por ocasião da encomenda.
O mini veículo de 90 centímetros de altura tem um sistema de sensores à laser para evitar obstáculos e circula autonomamente orientado pelo sistema GPS de entrega da Domino em velocidades de até 20 km/h, por trilhas, faixas de segurança e de bicicletas.
Com certeza a curiosidade de receber a pizza em casa por um entregador robô vai aumentar as vendas da Domino. Os seus custos de entrega serão reduzidos e a pizza barateada. Porém, muitos empregos de motoboy serão fechados.