Quarta, 17 Abril 2024

Mais de 3.500 consultas já foram feitas aos editais com as regras do próximo leilão de arrendamento de seis áreas portuárias no Pará, que será realizado no dia 31 próximo. Os interessados querem conhecer as exigências estabelecidas para investir em terminais para escoamento de grãos da Região Centro-Oeste pelos portos de Santarém, Vila do Conde e Outeiro. Há ainda uma área em Santarém destinada à movimentação de fertilizantes. Noventa e dois por cento dessas consultas foram feiras de dentro do Brasil mesmo, predominantemente pelos estados de São Paulo e do próprio Pará. Mas houve acessos do exterior também. O maior volume (2%) foi oriundo dos Estados Unidos.

Leia também
Alternativa do Arco Norte está consolidada, afirma ministro dos Portos
Agronegócio e logística: Quem ajuda quem?
R$ 167 mi para futuros terminais no Pará 
Porto de maior profundidade na região Norte

As seis áreas para terminais portuários que serão leiloadas vão expandir a capacidade de movimentação de cargas pelo Arco Norte em 21,6 milhões de toneladas por ano – 20,4 milhões de toneladas de grãos e 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes. Com isso, a rota de escoamento de grãos da Região Centro-Oeste pelos portos do Pará, que já está consolidada, tende a ganhar importância ainda maior. Em 2015, por exemplo, segundo estudo do Ministério da Agricultura, a movimentação de soja e milho pelo Arco Norte atingiu 20 milhões de toneladas, o que representou crescimento de 54% em comparação com o ano anterior.

As informações da Secretaria de Portos (SEP) são alvissareiras para o setor, sem dúvida nenhuma. Todavia, há que se pensar que todos esses novos terminais devem estar (bem) conectados a um sistema de distribuição infalível e de primeiríssimo mundo – com ênfase nas ferrovias. É o que Portogente define como tornar o mundo mais ágil. E isso só com muita logística que só se alcança com sucesso com planejamento. Se não for isso, estaremos criando apenas novos e gigantescos gargalos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto