Uma equipe de engenheiros alemães desenvolveu um carro elétrico e flexível, capaz de encolher, andar de lado como um caranguejo e rodar como uma moeda. O EO Smart Connecting Car 2 é um desenho inovador da DFKI Robotics Innovation Center, de Bremen, Alemanha.
Um grupo de desenvolvedores de software e de designers, juntamente com engenheiros eletrônicos, vem trabalhando nesse micro carro inteligente há três anos. Inicialmente, seu lançamento foi anunciado para 2012, mas a equipe desenvolveu um modelo mais avançado do veículo. Ele é dirigido como um carro tradicional, e como cada roda tem motor próprio, também tem a possibilidade de andar de lado, facilitando fluir por espaços apertados nas áreas urbanas, onde é limitado o estacionamento. A transição entre a direção normal e a de lado leva cerca de quatro segundos.
Foto: CNN
O protótipo tem uma velocidade limite de 65 km/h e com uma carga de quatro horas na sua bateria tem uma autonomia de 50 a 70 quilômetros rodados. Entretanto, a possibilidade de encolher cerca de 1,5 metros no comprimento foi que entusiasmou a equipe, pensando no seu uso nas futuras cidades.
Visto como parte "Transformer" e parte DeLorean de "De Volta para o Futuro", o carro reduz seu tamanho por si só, parcialmente dobrável. Ele muda o eixo traseiro para a frente e desliza sobre um conjunto de trilhos que leva o interior para cima, e ainda permanece confortável para o passageiro.
Anunciado como um "carro micro para uma megacidade," a equipe está trabalhando duro para tornar seu veículo em condições de circular, encarando o desafio de torná-lo um recurso público comum, semelhante ao sistemas de bicicletas que hoje rodam por cidades brasileiras. A idéia é que quando você precisar de um carro, você pode ir até a estação de encaixe mais próxima e escolher o veículo que está com carga suficiente para conduzir a distância que você precisa. Bastaria liberá-lo e seguir seu caminho