Os principais adversários do Governo Dilma Rousseff que atuam contra os objetivos de facilitar a entrada de novos investidores no sistema portuário brasileiro têm nome, informa o blog Radar On-line, de Lauro Jardim, no site da Veja. O banqueiro e criador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, representado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a Libra Terminais, que age por meio de Luiz Sérgio (PT-RJ).
Na última semana, Cunha apresentou emenda aglutinativa que faz diversas alterações ao texto original da MP. A iniciativa causou grande rebuliço na Câmara e a sessão foi encerrada sem iniciar a votação. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a apontar interesses escusos, apontando indiretamente para Dantas. “Essa não é a MP dos Portos, essa é a MP dos Porcos. Essa MP está cheirando mal. Não está cheirando mal não. Está podre. Isso aqui não pode ser transformado no show do milhão”.
O blog ainda informa que, ao analisar as emendas apresentadas à MP, a presidente Dilma se surpreendeu com uma emenda que permite a empresas com dívidas transitadas e julgadas com Autoridades Portuárias participar das chamadas de preços para os novos terminais. A emenda, apresentada pelo deputado Luiz Sérgio, atende os interesses da Libra, envolvida numa disputa milionária de taxas não pagas à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
A dívida da Libra com a Codesp vem sendo abordada pelo Portogente há anos. Um suspeito acordo para o pagamento da dívida segue sendo analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Advocacia-Geral da União (AGU).