O Ministério dos Transportes irá implantar, até o final do ano, uma rede digital entre todos os portos do País. O serviço possibilitará ao Governo Federal acompanhar em tempo real o que ocorre nos complexos — das cargas movimentadas aos delitos cometidos, passando pela atracação de navios. Denominado Sistema de Portos (Sisportos), o programa representa um investimento de R$ 5 milhões, somente neste ano.

No orçamento do próximo ano, outros R$ 5 milhões devem ser liberados para o software, adiantou a A Tribuna o diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério, Paulo de Tarso Carneiro.

A importância do Sisportos, destacou Carneiro, é que pela primeira vez, de maneira sistematizada e unificada, as autoridades em Brasília poderão saber em tempo real tudo o que ocorre em todos os portos do País.

Isso será possível porque o Sisportos será conectado ao Siscomex, programa da Secretaria da Receita Federal que controla todas as exportações e importações do País.

Outra função do Sisportos será utilizar o sistema para criar melhores condições da segurança, contribuindo com o plano de segurança dos complexos portuários, conforme o ISPS Code. 

Fonte: A Tribuna de Santos

 
Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website