Desde o início de seu primeiro mandato, o presidente Lula tem discursado e trabalhado para diversificar os parceiros comerciais do Brasil. Atualmente, o País já não é tão dependente de países como Estados Unidos e Argentina, dois de seus principais parceiros. Nesta semana, um país que entrou forte na pauta dos portos brasileiros foi a Turquia.

Nesta quinta-feira (9), os gaúchos comemoraram o embarque da primeira exportação de bovinos para o território turco, que agora se junta aos libaneses e egípcios, tradicionais compradores de gado vivo do Brasil. Os 5,3 mil animais que estão sendo enviados para a Turquia são castrados e possuem idade de 6 a 36 meses.

Já nesta sexta-feira (10), uma comitiva de empresários turcos visitou o Porto de Paranaguá, também no sul do País. Os turcos declararam interesse em iniciar a importação de açúcar e de soja pelo porto paranaense ainda em 2010.

Mas os turcos não estão de olho no Brasil somente para comprar e importar. Os empresários que visitam o País também demonstraram interesse em exportar carros produzidos na Ásia para o território brasileiro. Aguardamos se dos acordos com os turcos saem bons negócios, afinal o mercado da Turquia é robusto e um dos mais emergentes da Europa e da Ásia.

Foto: Rodrigo Félix Leal/Appa

Comitiva de empresários da Turquia foi recebida
pela diretoria empresarial dos Portos do Paraná (Appa)

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website