Sexta, 26 Abril 2024

A distribuição de uma empresa é o suprimento da outra (Anônimo)

Em nenhuma outra época da história do Brasil – na realidade, da longa história da humanidade – foi tão importante como é hoje a empresa da logística ter foco na produtividade dos trabalhadores de conhecimento. A globalização incrementou a concorrência e faz mais turbulentas as relações entre empresas. Nesse contexto importa recorrer ao imortal Peter Drucker: “a força de trabalho de conhecimento não é mão-de-obra, mas sim capital.”

Dad 01MAR21Imagem: Moldando o futuro do Porto de Singapura.

Artigo | Angela Gheller Telles
O caminho para a produtividade tecnológica da Indústria 4.0

Entretanto, a defasagem da empresa brasileira com a modernidade, salvas raras exceções, principia no seu próprio setor de Recursos Humanos (RH), quando tem visão anacrônica do papel do trabalhador, por seu distanciamento dos conceitos de tecnologia e inovação. Isto expõe a empresa com seus pontos fracos, muito visíveis para o público consumidor, para parceiros e concorrentes, assim como para a sociedade em geral.

Editorial | Portogente 
Marcha do desenvolvimento rumo ao Arco Norte

É inexplicável, no âmbito da gestão dos portos brasileiros, há décadas vir se arrastando a implantação da rede EDI (sigla inglesa de Intercâmbio Eletrônico de Dados), que é operada há mais de 30 anos na Europa. Bate à porta dessa rede logística ineficaz, as tecnologias mundiais da inteligência artificial (IA) e a revolução da blockchain, modelos de operação mais avançados e exigentes de competências nos níveis: estratégico, tático e operacional. Tal ameaça à competividade desafia a liderança do setor privado.

Da Redação
Tecnologia: ingrediente indispensável na rotina de bons negócios

Esse novo momento transformador e inovador produz uma necessidade irreversível das empresas de mercado atuarem, de forma pró-ativa e abrangente, para serem competitivas. Exige, portanto, RH com habilidades específicas e programas permanentes de treinamento virtual. Como fruto, desenvolver um bom ambiente de trabalho, ampliando os fatores de motivação e das competências emocionais integradores da equipe.

Portopédia 
Logística 4.0: os pontos principais

Ocorre desse nível de programas de treinamento exigir estrutura distinta do negócio da empresa. Parcerias como a Escola Virtual Portogente - EVP , na área de logistica e conectada com universidades referenciais, aumentam a produtividade do RH, com baixo custo, e estimulam novos padrões culturais do aprendizado on-line. Ao passar do aprendizado estático passivo, para o dinâmico e crítico.

É a emergência de novas instituições e novos paradigmas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto