A chave do desenvolvimento reside em quatro fatores fundamentais: recursos humanos, recursos naturais, formação de capital e tecnologia
O webinar “As oportunidades do Arco Norte” desta quarta-feira, 11/11, no Portogente ofereceu um panorama amplo e desafiante do processo econômico da região do Brasil acima do paralelo 16°S. Como foi destacado, um palco histórico de grandes projetos, muitos fracassados e impactados, a exemplo dos americanos, Fordelândia e o Jari, o primeiro para produzir látex e o segundo para celulose. Uma área atraente e exigente de conhecimento para penetrá-la.
Editorial | Dia a Dia
* Webinar As Oportunidades do Arco Norte
Sem sombra de dúvida, Arco Norte é o projeto nacional mais pujante de interfaces produtiva, logística e de inovação, envolvendo a região de maior demanda mundial de sustentabilidade. ´Com hidrelétricas, uma logística multimodal em acelerada implantação, a maior bacia hidrográfica do mundo e a floresta única no Planeta, tratadas, como nos ensina Bussinger, o paralelo como uma fronteira logística demarcando a produtividade do escoamento pelo Norte.
Sociedade Nacional de Agricultura
* Arco Norte é solução para o sistema logístico brasileiro, afirmam especialistas
Entretanto, para perceber as oportunidades é preciso tratar o Arco Norte como um processo de desenvolvimento, um novo Ciclo Econômico. Especialmente na quadra que o Brasil atravessa, do mais doloroso conflito entre desemprego e inflação, esse ciclo de expansão de tantas possibilidades é uma Dádiva Divina. Há muitos obstáculos a serem superados, principalmente gargalos ambientais, exigentes de projetos qualificados. Portanto, há oportunidades.
Leia | Abifer
* Arco Norte para não iniciados
Diferente de todos os outros projetos nacionais, a particularidade do Arco Norte, por tantas possibilidades que oferece, é exigente de uma multiplicidade de tratamentos. É um mundo único, da infraestrutura ao ambiental, na ocupação de espaços culturais nativos, como quilombolas e índios, e rica diversidade da flora e fauna. Em especial, uma economia do extrativismo da floresta. Potencial imenso para atrair investimentos de forma inovadora.
Leia | Wilson, Sons
* O potencial de crescimento dos portos do Arco Norte
Um ensejo de pesquisas acadêmicas na geração de comércio e trabalho, com aplicação da cultura regional, na produção em escala e de exportação da coleta processada de frutos e raízes. Uma abundância de desafios alvissareiros. Portogente vai debater o conjunto dessas variáveis, presente nessa marcha para atrair investimentos para conquistar emprego, produção e poder de compra.