Interessante começar o ano lendo a liderança dos engenheiros paulistas, Murilo Pinheiro, mostrar com sabedodia o quanto o País precisa de mais engenharia para ter desenvolvimento. E não é qualquer desenvolvimento, que fique claro, é o sustentável, que esse é que importa. Por isso, fazemos questão de transcrever alguns dos argumentos do especialista em nossa página: "Mais um ano se inicia e com ele renovamos nosso otimismo e nossa disposição de luta e trabalho para construir um país e um mundo melhores, com oportunidades e condições dignas de vida para todos. Para alcançar essa meta, parte fundamental do caminho é a valorização da engenharia colocada a serviço do desenvolvimento e bem-estar público."
Murilo, nesse sentido, defende com propriedade proposta nascida de bons debates envolvendo profissionais de todo o Brasil. Ele descreve: "Nesse contexto, entra em pauta a proposta que vimos defendendo de se criarem secretarias de Engenharia de Manutenção em nível municipal, estadual e federal. O objetivo é garantir que as tarefas de inspeção e conservação permanentes de edificações, obras de arte e equipamentos públicos em geral sejam cumpridas adequadamente e de forma planejada. Isso exige corpo técnico qualificado e dotação orçamentária específica. Numa visão superficial, a medida poderia ser considerada um acréscimo de gastos, mas, pelo contrário, teria o efeito de racionalizar e otimizar o dispêndio público. Pois é obviamente muito mais econômico prevenir do que remediar."
Bem lembra a liderança que, neste ano, teremos eleições municipais: "Ano de eleições municipais, o período que se inicia será uma ótima chance para que profissionais, candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores e a sociedade em geral travem a discussão sobre prioridades a serem atendidas e como fazê-lo. Ao pensar nessas questões, é importante ter em mente que a segurança e a qualidade de vida nas cidades estão diretamente ligadas à engenharia colocada à disposição da população."