A americana e transnacional Amazon, que em 1994 iniciou com pionerismo vendendo livros pela Intenet, abriu um amplo leque de seus produtos, e se tornou a maior empresa de varejo e valiosa do mundo. Para dar produtividade as suas entregas, está experimentando robôs de entrega.
O robô da Amazon em teste nas ruas de Washgton, EUA.
O projeto é lançar seis modelos de um pequeno caminhão, denominado em inglês por Scout, para circular pelas calçadas entregando pacotes. Esses veículos autônomos farão a vez dos simpáticos carteiros.
Pode impressionar no primeiro instante o fato do Scout circular por calçadas e sem condutor. Entretanto, esses robôs se movimentam em ritmo de caminhada. Eles só funcionarão no período diurno. A visão é de que eles serão muito úteis em entregas nas estradas, mesmo sendo lugares mais hermos e possíveis a assaltos. Pois, a Inteligência Artificial propicia avisos, alarmes e bloqueio das portas.
Esses equipamentos foram desenvolvidos nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Amazon, em Seattle, garantindo que os dispositivos possam navegar com segurança e eficiência em torno de animais de estimação, pedestres e qualquer outra coisa em seu caminho.
O caminhão ao chegar ao local de entrega de um pacote, uma tampa levanta automaticamente quando o cliente sai de casa para pegar sua encomenda. E caso não tenha ninguém para recebê-la? Bem, isso é uma explicação que fica por conta da Amazon esclarecer qual a instrução programada para essas situações.