Que a era digital surpreende não é novidade. Agora, quando ela inova a forma como entendemos o funcionamento do corpo humano, a surpresa torna-se um pouco desacreditada. E, por isso, o que está sendo oferecido deve ser muito bem conferido. Aprender uma língua – qualquer uma – em semanas com um aplicativo já é demais.
Pois bem, é o que afirmam os desenvolvedores do aplicativo Babbel. Segundo eles, você pode aprender turco em uma semana, romeno em uma hora. O teste foi feito com 15 pessoas com pouco tempo para se dedicar ao estudo e para aprender espanhol em três semanas. Ainda que falassem de quatro até nove línguas, ou seja, aficionados com facilidade para esse tipo de aprendizado, o espanhol é bem distinto dos idiomas que eles dominam.
Então, como acontece com o resto e comuns mortais? Quanto progresso pode um aprendiz médio realmente fazer nas suas primeiras semanas de estudo? Como foi constatado, é surpreendente.
Em novembro, um estudo constatou (surpresa) que Babbel se classifica como uma das formas mais eficientes de aprender um idioma. O estudo independente foi realizado por pesquisadores das universidades da Cidade de Nova Iorque (Cuny) e da Carolina do Sul e avaliou a eficácia geral dos cursos de espanhol da Babbel, examinando o progresso de 391 alunos selecionados aleatoriamente. O conhecimento dos participantes sobre o espanhol foi avaliado no o início e ao final do estudo.
Foi constatado que os novatos, sem conhecimento de espanhol, só precisam de cerca de 15 horas de estudo durante um período de dois meses com a Babbel para cobrir os requisitos do semestre de espanhol de um iniciante. Convenhamos que nem morando na Espanha seria tão rápido o aprendizado da língua pátria.
Apesar de tudo isso, certamente permanecem as palavras de São Tomé: é preciso ver para crer. Mesmo a Inteligência Artificial vir demonstrando que as possibilidades digitais transcendem a nossa razão.