O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano. Ela é responsável não só pelos movimentos de flexão da perna, como também graças a ela, é possível a prática de atividades simples, como andar, subir escadas, passando pela prática de esportes.

Mas o joelho também é uma das articulações que mais sofrem problemas, traduzindo em dores e limitações para muitas pessoas. Muitas pessoas sofrem com joelhos doendo, rangendo, estalando, com muitas limitações de movimento.

Mas como é possível melhorar esse quadro? E se o joelho já foi operado, é possível voltar às atividades normais que eram realizadas antes, incluindo a prática esportiva?

Como É Formado O Joelho?

O joelho é uma articulação formada por 3 ossos: o fêmur, que é o osso da coxa; a tíbia, que é o osso da perna, abaixo do joelho e a patela, que é o osso localizado dentro do joelho.

Além dos ossos, há diversas outras estruturas que compõe o joelho, dentre elas, os ligamentos, a musculatura da coxa que termina no joelho, a cápsula articular e o líquido sinovial, que hidrata a articulação.

Se há problema na musculatura, ou nos ligamentos, ou o encaixe dos ossos não é de forma ideal, tudo isso pode resultar em dores severas ao joelho.

Quais São Os Principais Problemas Que O Joelho Pode Apresentar?

O joelho pode sofrer com dois grupos principais de lesões: as traumáticas e as degenerativas.

As lesões traumáticas são aquelas que acontecem geralmente durante uma prática esportiva, que resultaram em impacto na região, acometendo um rompimento de estruturas (como meniscos ou ligamentos, por exemplo).

Em sua grande maioria dos casos, as lesões traumáticas demandam cirurgia.

Já as lesões degenerativas estão relacionadas com o envelhecimento, como por exemplo, artrite e artrose.

Mas existem outras lesões que podem afetar o joelho, pois atingem as estruturas que compõe ou suportam o joelho.

Dentre elas, podemos destacar a condromalácia patelar, que é uma lesão na qual o joelho range e a pessoa sente dor na região anterior do joelho.

A tendinite patelar, que a inflamação no tendão da patela, também provoca dor na região anterior do joelho.

A dor na porção traseira do joelho pode indicar a presença de cisto de Baker, caracterizado por inchaço na região quando a pessoa dobra a perna ou agacha.

Outra lesão comum, que resulta em dor na lateral do joelho, é a síndrome da banda iliotibial, também chamada de joelho de corredor. A banda iliotibial é uma faixa fibrosa, localizada na lateral da coxa, que vai do quadril até o joelho.

Quando ela está inflamada, a pessoa sente bastante dor na lateral do joelho.

Como A Fisioterapia Pode Ajudar?

Uma pessoa que sente dor no joelho não precisa ficar sentindo dor no joelho eternamente. Joelhos saudáveis não doem.

Portanto, é justamente aí que a fisioterapia entra. A fisioterapia ajuda na prevenção de lesões, bem como é parte fundamental do tratamento de doenças que resultam em dores no joelho.

De acordo com o Prof. Dr. Thiago Fukuda, com pós-doutorado em Biomecânica e especialista em tratamentos para o joelho, é fundamental procurar o auxílio de um profissional quando você apresentar dores no joelho. Especialmente se ela persistir por vários dias.

No caso de um joelho recém-operado, a fisioterapia é essencial, pois auxilia no retorno aos movimentos, fortalecendo a região operada, reduzindo o inchaço e permitindo que o paciente logo volte a caminhar.

A fisioterapia para um joelho operado é imprescindível.

Para as outras lesões, a fisioterapia também trabalha com o fortalecimento da musculatura da região, o que diminuirá a dor que o paciente sente. Além disso, a fisioterapia é essencial para evitar a progressão da lesão e piora do quadro.

Portanto, se você sente dor no joelho, primeiramente busque um médico ortopedista, para que seja feita uma boa avaliação do seu quadro e você tenha um diagnóstico preciso. Certamente o médico ortopedista indicará sessões de fisioterapia para melhora do seu caso.

A fisioterapia é fundamental para que os joelhos parem de doer e assim, você consiga ter uma vida ativa, saudável e principalmente, sem dor.

 

 

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

O que você achou? Comente