Difícil achar alguém que não trabalhe e fique o dia todo fora. E isso pode ser cruel para aqueles que tem cachorro em casa e precisam deixar eles o dia todo sozinhos. Até mesmo alguns não tem tempo para passear com seu cachorro e precisam tomar algumas atitudes para que o animal não sofra ficando tantos momentos ociosos, longe da sua companhia.

Por isso que muitos especialistas dizem que se você fica ausente por longos períodos, deve pensar bem antes de decidir comprar ou adotar um cão.

Eles não só vão sofrer com a ausência do dono como também poderão apresentar comportamentos indesejáveis, como destruir móveis e etc.

Muitas raças ficam ansiosas quando passam muito tempo sozinho, por isso é importante o dono saber se é correto manter o animal tanto tempo sem companhia.

Mas se você mesmo assim quer ter um cachorro em casa apesar dos longos períodos de ausência, saiba que algumas raças se adaptam melhor do que outras a esse período de solidão.

Raças que suportam mais tempo ficar sozinhas em casa

Bem, separamos algumas raças se adaptam mais a períodos longe dos seus donos. Veja:

- Lhasa Apso: é uma raça independente que se adaptam muito bem à vida dentro de apartamentos. Mesmo assim, lembre-se que eles são bastante apegados ao dono, por isso, quando estiver perto dele, se mantenha bastante ativo com seu cão

- Shih Tzu: bastante dóceis, essa raça lida bem com algumas horas de ausência do dono, além de ser ótimas para quem mora em apartamento. Mas assim como o Lhasa Apso, não esqueça de dar aquela atenção especial quando estiver do lado dele, porque são cães bastante ativos e com energia.

- Basset Hound: são cachorros calmos e com certa independência, por isso são indicados para os donos que passam longo período fora de casa.

- Schnauzer: muito leais e inteligentes, essa raça tem bastante independência apesar de serem bastante brincalhões.

- Chow-chow: com um porte maior do que as raças já citadas, o Chow-chow conseguem ficar algumas horas sozinhos sem muitos problemas. No entanto, são difíceis de serem treinados e têm fama de teimosos.

- Akita: de origem oriental, o Akita é de grande porte e são bastante companheiros. Mesmo assim eles se adaptam a ficar algum tempo sozinhos, mas querem aquela atenção especial logo quando seu dono chega.

Leve seu cachorro para passear

Mas mesmo que você fique muito tempo longe de casa, tire tempo para passeio cachorro. Isso fará bem, tanto para você como para o animal.

E como podem ser esse passeio com o cachorro?

Uma dica é caminhar diariamente com seu cão. Isso vai contribuir com a saúde dos cachorros, sendo um dos fatores de grande influência sobre a expectativa de vida do animal.

Além disso, passeio cachorro controlar o peso, aumenta a massa muscular, prevenir problemas nas articulações, controlar o índice glicêmico e estimular a audição e do olfato.

O importante é ficar de olho no tipo de atividade que você deve fazer. baseado na raça do seu animal.

Leve em consideração também a idade, tamanho e condições de saúde do seu pet sempre na hora do passeio cachorro.

Se tiver com dúvidas, procure a orientação de veterinário que fará uma avaliação apurada sobre o estado de saúde do seu cão, habilitando ele ou não para o passeio cachorro.

Rotina de passeio com cachorro

Quando você estipula uma rotina de passeio cachorro ele se sente mais confiante e sem estresse.

Os cães que não saem com frequência de casa se sentem ameaçados, até mesmo com comportamento de tensão e agressividade quando precisam ir para a rua.

Ou seja, algo que poderia ser prazeroso acaba se tornando momentos de estresse ao seu animalzinho.

Assim, o que fazer para que o seu animal fique feliz com a rotina de passeios?

- Sempre leve um saco plástico para recolher a sujeira que o cão pode deixar pela rua;

- Sempre usei coleira no passeio cachorro, porque assim você tem controle sobre ele e evita imprevistos ou brigas com outros animais que possam vir a encontrar no caminho;

- Caminhe no começo da manhã ou final da tarde onde a temperatura é mais agradável;

- Cães de pelos claros precisam de filtro solar;

- Sempre forneça água ao seu cachorro durante o passeio;

- Em dia mais quente, evita caminhar com seu cachorro em pisos quentes. Isso pode prejudicar a pata dele e trazer problema a saúde do animal.

Mas se você não tem tempo para passear com seu cachorro, hoje existem diversas empresas que oferecem este serviço, levando eles em parques na companhia de outros animais.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas