Ser líder também é sinônimo de desenvolver pessoas, sucessores e cuidar das competências do seu time!
Você espera um mês a entrega de um trabalho, e quando recebe tem vontade de chorar frente ao resultado. O que fazer? Chorar? Gritar? Sair correndo?
Pois é, dependendo do tamanho da sua frustração isso passará mesmo pela sua cabeça. E se tratando de algo entregue pelo seu time, a vontade muitas vezes é de arregaçar as mangas e começar o retrabalho.
Confesso que passei por situações parecidas algumas vezes, e dependendo do seu tempo de entrega (porque sim, líderes têm prazos) você acaba tomando a frente e fazendo o que precisa ser feito.
Mas, tome cuidado aqui! Porque nem sempre o tempo será motivo para você não dar espaço para a orientação, desenvolvimento e credibilidade a quem tem a responsabilidade por aquela entrega.
Sim caro líder, muitas vezes é mais “fácil” fazer o que não ficou bem feito e seguir em frente, mas não sei se você se lembra dos desafios da sua posição, lembra? Ser líder também é sinônimo de desenvolver pessoas, sucessores e cuidar das competências do seu time!
Por isso, quando aquilo que você esperava não foi atendido prontamente respire e procure entender o motivo. Foi falta de comunicação? Compreensão? Informação? O que aconteceu?! Apenas conversando sobre os motivos você dará espaço para a melhoria do seu time, e para você também, pois pode ter faltado algo da sua parte, e tudo bem!
Lembro de um gestor que todos os textos que eu escrevia ele simplesmente ia lá e apagava, para não dizer tudo, 95% do que eu tinha feito. E isto era muito desmotivador. Ele nunca se dava o trabalho de explicar o que ele queria. Dava instruções rasas, rápidas e eu tentava fazer a “mágica” acontecer.
Lembro até hoje, ele abrindo os arquivos e reescrevendo do “jeito dele”. O meu jeito, é outra “característica” muito comum em alguns gestores, pois parece que aquele jeito é o único bom.
Não sei se você observou que ao contar esse fato usei a palavra gestor e não líder. Sim, pois existem muitos gestores, mas líderes são poucos. Parece tudo igual, mas olhando com lupa não necessariamente. Você pode até chamar de líder, e outras vezes chamar de gestor, mas a marca, o legado não é o mesmo para todos.
Como sua equipe lembrará de você? Como um gestor ou como um líder?! E como você quer ser lembrado?
Dependendo da resposta pense duas vezes antes de sair “apagando” aquilo que foi entregue e fazendo você mesmo, ok?!
Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.capio.com.br
Informações para Imprensa
* Deborah Toschi, Coach Carreira & Mentoria
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.