O consumo de combustível gera um dos principais gastos de uma frota de veículos. Para manter o orçamento balanceado, é preciso controlar o abastecimento e evitar qualquer tipo de desperdício. Mas como fazer isso de uma forma eficiente? O monitoramento de frota possibilita algumas atitudes simples para melhorar o aproveitamento e reduzir os custos gerados com combustível. Confira!

Monitoramento de frota: Use a tecnologia a seu favor

Controlar o que acontece com os veículos fora da empresa sem o auxílio da tecnologia é difícil. Com o uso de um rastreador veicular, por exemplo, é possível o monitoramento de frota. Dados como: velocidade, acionamento do motor, rotas, tempo parado e outros, são disponibilizadas através do rastreamento. Essas informações ajudam no controle de consumo de combustível e possibilita o desenvolvimento de ações para economizá-lo.

Manutenção

Manter todas as manutenções em dia é essencial no controle de combustível. Os veículos que não estão em boas condições, consomem mais e podem gerar outros gastos com consertos e reposições. Uma boa dica para reduzir os gastos com combustível e fazer a manutenção preventiva dos automóveis. Isso permite manter o bom funcionamento da frota e evita imprevistos. Além, é claro, de reduzir os valores com abastecimento.

Capacitação da equipe

Os colabores da empresa também podem fazer um papel fundamental para a redução de custos com combustível. Invista em treinamentos de condução. Eles ajudam a reduzir os maus hábitos como:

– Frenagens bruscas;

– Acelerações desnecessárias;

– Tempo ideal para manter o motor ligado;

– Uso das marchas;

– Direção defensiva, e outros.

Essas medidas podem reduzir o consumo de combustível em até 15%. Além de ajudar consideravelmente na diminuição do número de sinistros e nas ocorrências de multas de trânsito.

Planejamento de rotas

Atualmente existem diversos dispositivos que podem auxiliar o gestor a fazer um bom planejamento de rotas. Definir os caminhos percorridos, encurta as distâncias e, consequentemente, o consumo de combustível. O rastreador veicular, citado acima, é uma excelente ferramenta para isso. Aplicativos e sites, como o Waze e o Google Maps, também são uteis e podem completamente o trabalho do rastreador.

Abastecimento

Infelizmente, no Brasil é comum a prática de misturar compostos aos combustíveis. Em alguns locais, tanto a gasolina, álcool ou o diesel, recebem substâncias de baixa qualidade que podem ser prejudiciais aos veículos e aumentar o consumo consideravelmente. Escolha postos de combustível confiáveis. Negocie diretamente com as distribuidoras e busque o histórico de atendimento delas. Além da segurança, você também pode conseguir descontos ou facilidades de pagamento diferenciadas.

Controle de peso

Quanto maior for o peso levado pelo veículo, maior será o esforço para a locomoção. Com isso o consumo de combustível também será maior. A cada 100 libras (45kg) a mais de peso, diminui em 2% a eficiência do combustível. Determine o peso máximo que cada veículo pode carregar e instrua os colaboradores a não ultrapassar os valores. Essa medida também alivia outros componentes dos automóveis como pneus e freios.

A economia de combustível é fundamental para uma boa gestão de veículos.

A Declatrack oferece solucionas práticas e inteligentes para você controlar o consumo da sua frota.

Referência nacional na gestão de frota, a Declatrack pode te ajudar a economizar. Saiba mais em www.declatrack.com.br

#Declatrack #RastreamentoVeicular #TaTranquiloTaRastreado

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas