Nenhuma empresa pode afirmar que está imune ao fenómeno da "transformação digital". O que começou com a música, media, viagens e se prolonga no e-commerce, afeta hoje a base de todos os negócios.
Surgem novos padrões de consumo que dão origem a elevadas exigências, às quais todos os intervenientes devem responder, caso contrário perdem competitividade.
Quisemos que o consumidor se sentisse rei, e agora ele é mesmo! Com uma escolha de produtos quase ilimitada, o consumidor pode comparar preços em tempo real e tem uma experiência de compra flexível e multicanal. Pode partilhar nas redes sociais a sua experiência de compra e, desta forma, influenciar a imagem da marca.
Adicionalmente, o consumidor exige segurança ao longo de todo o processo de compra e transparência das marcas sobre os materiais utilizados nos produtos e a sua responsabilidade ambiental.
Estas mudanças provocam grandes consequências nas empresas. Para responder aos desafios, as empresas devem integrar rapidamente um grande número de fornecedores, aumentar a sua capacidade de armazenamento para lidar com um número crescente de referências, adotar sistemas logísticos flexíveis para lidar com grandes volumes, ter visibilidade global e promover o produto certo para o cliente certo.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.