A própria natureza da internet já deixa claro que o espaço não é exclusivo, sendo utilizado por pessoas e empresas para todo tipo de atividades. Isso pode ser algo positivo, se existir cuidado na abordagem.
Um dos principais benefícios dos espaços digitais é a instantaneidade: praticamente todo e qualquer tipo de informação está no alcance dos nossos dedos em questão de segundos. Naturalmente, isso se estende para a contratação de serviços e a compra de produtos a partir das plataformas na internet.
Os pagamentos mais rápidos, por exemplo, estão em alta no Brasil, seja com o lançamento do Pix ou com o avanço das moedas digitais entre a população brasileira. É exatamente esse ponto que merece atenção: como as criptomoedas garantem pagamentos mais rápidos e ao mesmo tempo mais seguros?
Aliado a isso, temos a questão dos valores de moedas digitais como o Bitcoin, com plataformas como a Binance permitindo a checagem de conversão BTC USD em tempo real. Essa é uma influência direta na questão dos pagamentos fáceis e que não tomam tempo, o que merece ser explorado mais adiante.
Como o Bitcoin é utilizado em pagamentos na atualidade?
Atualmente, Bitcoin é utilizado em pagamentos nos mais diferentes espaços, incluindo os offline. Isso vale tanto na aquisição de produtos ou na contratação de serviços de empresas por indivíduos quanto no modelo B2B. Não são todas as plataformas online que oferecem essa oportunidade, é claro.
Por outro lado, existe até mesmo um país que tem Bitcoin como moeda oficial da nação: El Salvador! Isso é um baita avanço na influência das criptomoedas na logística global; não tanto pelo tamanho do país (o qual é reduzido), mas pelo precedente da moeda digital ter um status tão oficial quanto este.
Os principais sites “mainstream”, como e-commerce e plataformas de streaming, ainda não tem as criptomoedas como uma forma de pagamento muito popular, mas avanços vêm sendo feitos. As razões são as citadas no título do texto, e as quais vamos explorar logo abaixo: agilidade e segurança.
Quais os benefícios do uso do Bitcoin para transações entre empresas logísticas?
O uso do Bitcoin em transações entre empresas logísticas cumpre, entre outras coisas, o propósito de otimizar pagamentos, seja na aquisição de produtos, frete ou qualquer outro investimento. Além de ser algo ágil, também se trata de um tipo de transferência seguro, levando em conta a blockchain.
O aspecto da descentralização também é positivo para interações de organizações que atuam em dois ou mais países distintos. Considerando aspectos de conversão de moeda citados durante a introdução, agrega-se o benefício de checar valores em tempo real e conferir o que vale mais (ou menos) à pena.
O que se espera dos pagamentos com Bitcoin no futuro?
Explicada a influência no presente e as razões para que essa influência exista, nós chegamos ao ponto final: as expectativas para o futuro! De cara, podemos afirmar categoricamente que Bitcoin e todas as demais criptomoedas estão em uma trajetória de subida, o que significa que a tendência é crescer.
Por outro lado, é esperado que legislações mais firmes sejam estabelecidas, levando em conta que o aspecto descentralizado de moedas digitais não costuma agradar os governos. Isso não necessariamente é algo negativo: tudo depende da forma como as leis são pensadas e como são colocadas em prática.
Sustentabilidade e impacto ambiental
Embora a mineração de Bitcoin seja frequentemente criticada por seu impacto ambiental, iniciativas têm surgido para mitigar esses efeitos. Algumas empresas logísticas estão investindo em fontes de energia renovável para alimentar operações relacionadas à blockchain, promovendo práticas mais sustentáveis.
Além disso, a eficiência proporcionada pelo uso do Bitcoin pode contribuir para a redução do desperdício em cadeias de suprimentos, otimizando rotas e diminuindo o consumo de recursos.
A integração do Bitcoin no setor logístico é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar indústrias de maneiras antes inimagináveis. Pagamentos rápidos, seguros e transparentes são apenas a ponta do iceberg.
Com o avanço contínuo das criptomoedas e sua interação com outras inovações, como inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), a logística global está prestes a entrar em uma nova era, onde eficiência e sustentabilidade caminham lado a lado.
Por fim, não podemos deixar de lado a interação do Bitcoin e demais criptos com todos os outros tipos de tecnologias, como as inteligências artificiais e a realidade virtual. Cada vez mais, essas inovações se aproximam, demonstrando que o futuro esperado das plataformas digitais envolve as IA e as criptos.