Domingo, 28 Abril 2024

A tecnologia desempenha um papel estratégico para o desenvolvimento e a evolução das empresas. No setor de logística, por meio de ferramentas e soluções tecnológicas, é possível automatizar tarefas, agilizar processos, reduzir custos, melhorar a performance operacional e garantir maior segurança nas viagens.

Empresas de logística estão conscientes em relação aos benefícios que a tecnologia traz e, por isso, apostam cada vez mais em inovações. Segundo relatório divulgado pela Market Digits, o mercado de logística digital tem previsão de crescer de US$ 30,2 bilhões, em 2023, para US$ 121,4 bilhões até 2030.

Outra pesquisa da Next Log também comprova que o setor está caminhando para a transformação digital. O estudo mostra que 77% das transportadoras entrevistadas investem em tecnologia, e 62% acreditam que ela é a chave para resolver problemas enfrentados no dia a dia.

Outro fator que impulsiona a aplicação de soluções tecnológicas no setor é a alta competitividade entre empresas. O mercado está mais exigente e, por isso, são indicadas inovações que contribuam como um diferencial, como o sistema erp - Enterprise Resource Planning -, que significa o planejamento dos recursos da empresa, o rastreamento por GPS, o Machine Learning, a Inteligência Artificial (IA), entre outros exemplos.

Como funciona o ERP?

O erp é um sistema de gestão integrado que auxilia em rotinas administrativas. Através dele, é possível organizar e otimizar os fluxos de trabalho, trazendo mais fluidez aos processos da empresa. A solução tem a capacidade de gerenciar dados e informações de diversos departamentos de uma organização em um único banco de dados.

Dessa forma, o sistema impacta positivamente na produtividade da empresa e no aumento do nível de desempenho. A ferramenta permite automatizar processos e criar uma visão mais confiável para a tomada de decisões dos gestores.

Na prática, as lideranças conseguem acompanhar o andamento do negócio de forma mais ágil e prática e, assim, tomar decisões mais assertivas, pois as informações das diversas áreas estarão centralizadas em um único sistema, ao invés de cada departamento utilizar uma ferramenta diferente.

O ERP é composto por módulos que agrupam funcionalidades de cada área que o sistema controla. No mercado, existem diversos tipos disponíveis, que apresentam variedades nesses módulos.

Porém, há alguns indispensáveis para a organização e, por isso, o contratante deve verificar se estão disponíveis ao adquirir a ferramenta ERP. São eles: Engenharia, Vendas e Faturamento MRP II, Estoque, Compras, Gestão de Custos, Financeiro e Documentos.

Benefícios do ERP para logística

A implementação do sistema ERP para o setor de logística proporciona maior controle de frotas, considerado um dos principais gargalos para as empresas da área, pois é muito comum a terceirização de veículos. Dessa forma, ter uma ferramenta com o módulo de controle de frotas pode auxiliar na gestão e manutenção preventiva dos carros usados para transporte.

Emitir documentos fiscais e eletrônicos é necessário para qualquer tipo de empresa. Para o setor de logística, o emissor avançado de MDF-e/CT-e também é essencial e contribui para evitar possíveis erros ou problemas nos documentos. O ERP também contribui para a realização da tarefa, pois automatiza e agiliza o processo.

O setor de logística também se beneficia através da gestão dos pedidos. Neste módulo do ERP, é possível automatizar o fluxo de solicitações e monitorar todo o processo, que vai desde o recebimento do pedido até a entrega.

Outra funcionalidade do ERP é o gerenciamento das finanças de forma simplificada. Com esse módulo da ferramenta, é possível identificar e mitigar riscos, além de obter o controle de recursos, contas a pagar e receber, fluxo de caixa e previsão de despesas.

Por fim, com a integração e a análise de dados proporcionadas por essa solução, é possível fazer planos e mudanças mais assertivas na empresa de logística. Dessa forma, há uma redução de problemas que prejudicam o desempenho e os resultados do negócio.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome