Você sabe quem são os brasileiros inventores que criaram muitas das coisas que mudaram o mundo e que utilizamos até hoje? Rádio, telefone sem fio, avião, uma nova forma de geração de energia...
São muitas as invenções feitas por brasileiros e que nem todo mundo sabe! Conheça mais sobre os inventores brasileiros!
5 inventores brasileiros que mudaram o mundo
A ciência depende de pesquisas, inovações e descobertas. Por isso, tudo o que é criado pode mudar o rumo do mundo dali para frente. E muitas dessas invenções vieram de brasileiros. Vamos ver algumas delas?
Santos Dumont
Reconhecido como o pai da aviação, Santos Dumont é o inventor do avião. Pilotou o primeiro avião a decolar por meios próprios, o 14-Bis, em 1906, na França. Com isso, conquistou um espaço na história não apenas da aviação, mas de toda a humanidade.
É chamado de "pai da aviação" devido às suas contribuições significativas para o desenvolvimento e aprimoramento dos primeiros aviões, não apenas o 14-Bis.
Foi a partir dos seus estudos de física e sustentação aerodinâmica que as pesquisas para criação de outros aviões continuaram acontecendo, o que transformou a aviação no grande mercado que hoje é.
Padre Roberto Landell de Moura
Nem todo mundo sabe, mas a comunicação via rádio, ou seja, a partir de ondas, foi uma invenção de um brasileiro. Foi Padre Roberto Landell de Moura, um sacerdote católico e cientista brasileiro, que fez importantes contribuições no campo das telecomunicações.
Ele é amplamente reconhecido como um dos pioneiros na transmissão de sinais de voz sem fio. Ou seja, é considerado o grande criador do rádio. A partir dessa invenção a maneira como as pessoas começaram a se comunicar em todo o mundo mudou.
Ou seja, foi um grande marco para as telecomunicações que mudaram a maneira como o mundo e todos os seus mercados se relacionavam.
Miguel Nicolelis
Miguel Nicolelis é um cientista e neurologista brasileiro reconhecido mundialmente por suas contribuições no campo da neurociência e por seus avanços no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina e próteses neurais, utilizados para promover mais mobilidade para pessoas com deficiências físicas e motoras.
Ele liderou uma equipe de cientistas que desenvolveu um sistema que permitia a um macaco controlar um braço robótico apenas com a atividade cerebral. Esse avanço abriu caminho para aplicações futuras, como próteses neurais controladas pelo pensamento.
Um destaque aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Nesse projeto, o objetivo era permitir que uma pessoa paralisada conseguisse andar e dar o primeiro chute da Copa, utilizando um exoesqueleto controlado pelo cérebro.
Nadia Ayad
Nadia Ayad´,engenheira de materiais brasileira, formada pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro.
Nadia Ayad desenvolveu um mecanismo sustentável que utiliza o grafeno para tornar a água salgada potável por meio do processo de dessalinização.
Ela ganhou reconhecimento internacional ao receber o prêmio Global Graphene Challenge Competition em 2016 por suas contribuições no campo da dessalinização da água usando o grafeno.
Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Bartolomeu Lourenço de Gusmão, conhecido como Padre Bartolomeu de Gusmão, foi um padre e inventor brasileiro. Ele é amplamente reconhecido como um dos pioneiros da aeronáutica e é considerado por muitos como o precursor dos balões de ar quente.
Durante sua carreira, ele realizou pesquisas científicas e experimentos em várias áreas, incluindo aeronáutica, física e matemática. Uma de suas invenções mais famosas foi o Passarola, um dispositivo semelhante a um balão de ar quente.
Além dessa sua contribuição, Gusmão também desenvolveu outros inventos, como um aparelho para mergulho submarino, um tipo de bomba d'água e um sistema para proteção de navios contra tempestades.