Domingo, 05 Mai 2024

jotform aixOEgcoU6c unsplash

Passados são os tempos em que celulares existiam com o único propósito de fazer e realizar ligações ou enviar mensagens de texto. Atualmente, todos os principais aspectos de nossas vidas estão salvos neles, o que acrescenta uma (muito necessária) camada de conveniência na realização de atividades.

Por outro lado, ter todos os elementos importantes das nossas vidas em um único lugar traz consigo uma perspectiva aterrorizante: o que eu faço caso meus dados não estejam protegidos e eu os perca? Esse questionamento é válido tanto para quem salva arquivos pessoais, quanto para os profissionais.

Felizmente, desenvolvedores de aplicativos e software levam em conta os imprevistos, o que faz com que existam diversos aplicativos que te protegem de perder arquivos importantes. Para essa lista, nós selecionamos os 7 principais deles, bem como as razões que os tornam apps essenciais para o dia a dia.

1 – Wondershare Dr. Fone

O Wondershare Dr.Fone é um software que conta com uma série de ferramentas de gerenciamento de dados em smartphones, incluindo aplicativos, fotografias e diversos formatos de arquivos importantes contidos nos aparelhos. Ele é compatível com celulares Android e os que usam o iOS.

É possível fazer e restaurar backups (escolhendo individualmente o que gostaria de recuperar), espelhar a tela do aparelho móvel e transferir dados entre smartphone e computador. Dr.Fone ainda auxilia em tarefas que envolvem o WhatsApp e todos os seus dados, incluindo conversas e figurinhas.

2 – iCloud & Google Drive

O iCloud é um dos principais provedores de serviço de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado. Criado pela gigante Apple, ele é focado nos aparelhos da empresa, mas pode ser usado também em PC com o sistema Windows. O salvamento no app garante a manutenção dos arquivos.

De maneira semelhante, o Google Drive possui uma relação mais estreita com os celulares que utilizam Android, mas também está disponível para iPhones. Assim como o iCloud, ele envia automaticamente arquivos do celular para a nuvem, mantendo-os seguros mesmo quando o aparelho é formatado.

3 – Google Fotos

O Google Foto tem um funcionamento com base em dois principais pilares: o envio de cópias de arquivos para a nuvem e a visualização de fotografias e vídeos. Para essa segunda tarefa, ele pode até mesmo substituir os apps de visualização de arquivos que vêm acompanhados com o seu smartphone.

Diante de uma situação como, por exemplo, tela quebrada de celular, o não-funcionamento do aparelho não significa a perda dos arquivos. Isso acontece porque embora exista prejuízo ao que estava no smartphone, cópias já foram automaticamente salvas na internet, garantindo a segurança.

4 – Youtube Music

Em épocas anteriores, todas as músicas que ouvíamos ficavam armazenadas na memória do celular. Isso significava que, caso o aparelho fosse danificado de alguma forma, estávamos suscetíveis a perder esses arquivos musicais. Atualmente, aplicativos auxiliam no salvamento de músicas offline.

Embora alguns programas funcionem somente quando conectados à internet, o Youtube Music possui uma função que permite que os arquivos sejam salvos e ouvidos mesmo offline. Ou seja: não importa o que aconteça com o celular, você não irá perder nenhum arquivo musical que carrega no aparelho.

5 – Microsoft Office (365)

A maioria daqueles que utilizam computadores com o sistema operacional Windows para trabalhar, provavelmente conhece (ou usa) o Microsoft Office. O pacote inclui todos os programas mais usados em contextos profissionais e acadêmicos, como Microsoft Word, Excel, PowerPoint e diversos outros.

Um aspecto positivo do app é que ele funciona muito bem de maneira conjunta com outro programa de recuperação de dados. Isso acontece porque ao mesmo tempo em que possui ferramentas que salvam automaticamente arquivos na nuvem, estes também podem ser guardados em cartões SSD.

6 – WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos mais versáteis de todos, o que explica o seu uso massivo entre os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Infobip, 99% dos brasileiros com smartphones possuem o “zap” em seu dispositivo e o utilizam para se comunicar diariamente.

Esses números não surpreendem, considerando que o WhatsApp é presente tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Em todos os casos, o app possui ferramentas de backup automático ou manual, permitindo que, caso alguma coisa aconteça com o aparelho, conversas não sejam perdidas.

7 – Letterboxd & TV Time

Um tipo de arquivo importante pouco considerado são os blocos de texto que incluem listas. Filmes que assistiu ou que deseja assistir, por exemplo. Mais ainda, esse tipo de tarefa dificilmente é compatível com filtros e sistemas de pesquisa, dificultando a tarefa de quem deixa tudo organizado.

Letterboxd e TV Time são dois aplicativos (os quais também existem em versões para navegadores) que podem ser usados para registrar listas de filmes e séries, de acordo com o que os usuários assistiram ou desejam assistir. Por ser online, essas listas não correm o risco de serem perdidas.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome