Sábado, 27 Abril 2024

Para muitas pessoas, a casa é um refúgio e um espaço imune a muitos perigos da vida cotidiana. Mas a realidade é que esses riscos podem estar mais próximos do que se imagina. A cozinha e o banheiro são locais que, quando não higienizados da forma correta, podem ser ambientes perfeitos para organismos indesejados.

Enquanto um é utilizado para preparar as refeições e acaba acumulando restos de alimentos, o outro é utilizado para fazer as necessidades fisiológicas e, por esse motivo, tem mais chances de proliferação de bactérias. Esses fatores, quando somados à falta de limpeza e a problemas como entupimentos, podem chamar a atenção de germes, fungos e pragas como ratos, baratas, moscas, entre outros.

Uma vez instalados, a melhor forma de se livrar desses invasores é por meio de serviços especializados. Cabe ressaltar que muitas empresas que atuam como desentupidora de vaso sanitário também prestam serviços de dedetização e podem ajudar nesse processo.

Mas como diz o ditado popular, prevenir é melhor que remediar, já que é possível manter os dois cômodos livres de quaisquer perigos causados por esses organismos. Com a inclusão de algumas práticas no dia a dia, a cozinha e o banheiro podem ser tornar espaços limpos e seguros para toda a família.

Organização é peça-chave

Um dos principais aspectos que prejudicam a higiene dos dois espaços é a falta de organização. Embora pareça uma problemática inofensiva, a bagunça pode ajudar a juntar restos que favoreçam a presença de insetos e outros microorganismos.

Manter as coisas em seu devido lugar reduz horas em uma faxina desgastante e facilita outras tarefas nos cômodos, poupando tempo.

Ao longo do dia a dia, é sempre importante manter os objetos em ordem. No banheiro, após usar um item de higiene pessoal, lembre-se de guardá-lo novamente no armário. Na cozinha, a dica é a mesma com potes, panelas ou qualquer outro alimento.

Recolha os lixos com frequência

O recolhimento dos lixos da cozinha e do banheiro também é essencial para garantir mais higiene. Nos dois cômodos, a lixeira carrega uma série de bactérias que, com o tempo, podem favorecer a proliferação de insetos.

Sempre que possível, recolha os lixos, lave os recipientes e disponha outras sacolas nos locais. Inserir esse hábito na rotina pode minimizar consideravelmente os riscos.

Atente-se a quaisquer problemas

O banheiro e a cozinha são cômodos que costumam ser usados regularmente e, por esse motivo, precisam sempre de uma atenção especial. É importante estar atento a possíveis problemas como vazamentos e entupimentos.

Ao notar a presença de qualquer anormalidade, é fundamental contactar empresas especializadas mais próximas, buscando por desentupidora em São Paulo, por exemplo, caso a residência esteja localizada na cidade.

Cabe ressaltar que também é possível contactar esses estabelecimentos para atuarem de forma preventiva. A precaução ajuda a identificar problemas que podem acontecer com o passar do tempo, minimizando as chances de prejuízos futuros.

Mantenha a regularidade na limpeza

Essa dica é fundamental para evitar problemas nos dois cômodos. A limpeza é essencial para a higiene do espaço, para a saúde e a qualidade de vida dos moradores. Dessa forma, não adianta fazer uma faxina completa e depois só voltar a limpar a cozinha e banheiro meses depois.

Manter a regularidade nas limpezas é importante. Uma dica para esquecer dessa tarefa é montar um cronograma na agenda do celular, estabelecendo os dias para cada faxina. Caso seja complicado encaixá-la na rotina, considere contratar uma faxineira para garantir a limpeza dos espaços, uma vez que são fundamentais.

Atente-se ao uso dos produtos de limpeza

Na hora de fazer a faxina da cozinha e do banheiro, também é importante utilizar os produtos certos. Antes de comprar itens de limpeza, olhe os rótulos e se certifique de que irão garantir a desinfecção correta.

Detergente neutro, produtos multiuso, cloro, bicarbonato de sódio, limpa vidros, água sanitária e bactericida podem ser utilizados. Além disso, é importante investir em utensílios como vassoura, rodo, pá, escova para vaso sanitário, esponjas, panos e escovas de cerdas firmes.

Dê atenção a locais específicos

Ao fazer a faxina na cozinha e banheiro, existem alguns locais que merecem atenção especial, começando pelas pias que, nos dois cômodos, podem acumular bactérias e contaminar alimentos e utensílios de uso diário. Nessa etapa, o detergente neutro e um limpador multiuso ajudam a higienizar o local da forma correta.

O vaso sanitário também merece uma atenção. A dica é começar deixando o vaso de “molho” em cloro ou água sanitária por alguns minutos, isso irá ajudar a acabar com as bactérias acumuladas. Na sequência, o multiuso pode ser utilizado em conjunto com a escova para vaso sanitário. Por fim, pode-se aplicar um produto para trazer um cheiro agradável e o vaso deve ser seco por fora.

O box também entra na lista de cuidados especiais, pois acumula a gordura do corpo e sujeiras. Para removê-las, é possível aderir a uma mistura de água, água sanitária e detergente com uma esponja macia. Também é importante limpar o trilho do box com uma escova própria.

Assim como o box, os ralos também podem juntar sujeiras. O do banheiro tende a ser mais sujo e com mau cheiro, uma vez que acumula impurezas oriundas do corpo e resíduos dos produtos de higiene pessoal.

Por esse motivo, é fundamental limpar o ralo regularmente com água sanitária e detergente. Se necessário, uma escova de limpeza também pode ser utilizada para remover as sujeiras espessas.

Troque as roupas de banho, tapetes e panos de prato regularmente

O momento da faxina do banheiro e da cozinha também pode ser aproveitado para trocar toda a roupa de banho, tapetes e os panos de prato. Essa troca é fundamental, pois esses itens, por ficarem úmidos durante um bom tempo, tendem a acumular bactérias e germes.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome