Caracterizado pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes constante e excessivamente, o bruxismo pode causar sérios problemas de saúde, incluindo dores de cabeça, dores musculares na face, desgaste dentário excessivo, problemas temporomandibulares (TMJ) e de concentração e insônia.
Além disso, o bruxismo pode levar um paciente a sofrer condições psicológicas como ansiedade e estresse, devido ao desconforto físico e ao medo de danificar os dentes.
Mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes para essa condição, que envolvem desde o uso de placas noturnas até de aparelho transparente, que alinha os dentes enquanto ameniza os sintomas do bruxismo. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura deste artigo!
Quantas pessoas sofrem com bruxismo?
Somente no Brasil, 40% da população sofre com bruxismo, de acordo com pesquisa recente realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que representa cerca de 85.720 mil pessoas. No mundo todo, a quantidade de afetados é de 30%, incluindo adultos e crianças.
É um número considerado elevado, e infelizmente boa parte dos pacientes só descobrem que possuem essa condição quando vão ao dentista e recebem o diagnóstico de desgaste dental.
Qual a maior causa do bruxismo?
Não há uma única causa específica para o bruxismo. Ele pode ser causado por uma combinação de fatores, incluindo estresse, ansiedade, tensão muscular, alterações na mordida, desordens do sono, apneia, uso de drogas ou álcool, e outros fatores psicológicos ou emocionais.
Em alguns casos, o bruxismo pode ser hereditário ou ligado a outras condições de saúde, como o Parkinson ou doenças neurológicas. Por isso, é importante consultar um médico no momento em que notar o aparecimento de algum sintoma, para que o profissional determine a causa específica e encontre o tratamento adequado.
Quando o bruxismo é grave?
O bruxismo é considerado grave quando começa a afetar negativamente a qualidade de vida da pessoa e a causar problemas de saúde sérios. Alguns sinais de bruxismo grave incluem:
- Dor persistente de cabeça, face, pescoço ou ombros.
- Desgaste excessivo dos dentes, com rachaduras, deslocamentos ou perda de dentes.
- Dores temporomandibulares ou disfunção da articulação temporomandibular.
- Insônia ou dificuldade para dormir devido às dores na face ou na mandíbula.
- Ansiedade ou estresse em razão do medo de danificar os dentes.
O que é bom para acabar com o bruxismo?
Sabendo que o bruxismo pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas, é importante buscar tratamento para controlar esse hábito de ranger ou apertar os dentes.
Como já mencionamos, a placa de proteção noturna é uma alternativa eficaz para evitar o atrito entre os dentes e o consequente desgaste e dor de cabeça e na região da mandíbula. Além do mais, outras alternativas são o uso de relaxantes musculares e medicamentos para aliviar a ansiedade e o estresse, todos prescritos por um médico para serem administrados por um período de tempo determinado.
Também é possível investir em algumas técnicas de relaxamento, como meditação e ioga, bem como a aplicação de água morna na mandíbula por 15 minutos antes de ir dormir para acabar com a tensão dos músculos.
Por fim, exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos da face, mandíbula e pescoço ainda podem ajudar a aliviar a tensão muscular para prevenir e tratar o bruxismo.