Como era de se esperar, a retomada do setor de turismo está a todo o vapor no pós-pandemia, com empresas do setor voltando a atingir resultados surpreendentes. Esse é o caso do Grupo Royal Caribbean, que faz viagens e cruzeiros pelo Caribe. A companhia registrou uma ocupação média de 85% em 2022, com as viagens pelo Caribe atingindo cerca de 100% em algumas ocasiões.
A frota do grupo retornou completamente às operações em junho do ano passado. Segundo dados divulgados recentemente pela empresa, a sua receita total foi de US$ 8,8 bilhões, o prejuízo líquido foi de US$ 2,2 bilhões e o EBITDA ajustado foi de US$ 711,6 milhões.
“2022 foi um ano crucial, pois retornamos com sucesso nossos negócios e proporcionamos experiências de férias memoráveis para 6 milhões de hóspedes. O fluxo de caixa segue aumentando, bem como a receita, além dos custos sendo controlados. Nossas equipes trabalharam incansavelmente para oferecer as melhores experiências de férias, com responsabilidade, e somos gratos por seus esforços”, afirmou o CEO do Royal Caribbean Group, Jason Liberty.
As receitas totais por dia de cruzeiro tiveram um aumento de 3,5% no período, em relação ao quarto trimestre de 2019. O montante arrecadado nesse caso foi de US$ 2,6 bilhões, as perdas líquidas foram de US$ 500 milhões e as perdas líquidas ajustadas foram de US$ 284,9 milhões.
Mesmo com a atual crise e inflação, uma recuperação semelhante vem sendo vista em outros setores da economia que foram fortemente abalados pelo período da pandemia.
Um exemplo é o mercado dos cassinos mundial, que vem movimentando milhões de dólares anualmente e atraindo pessoas por conta do seu foco em entretenimento. No Brasil, apesar de não haver estabelecimentos físicos de jogatina, as operadoras digitais ganharam bastante popularidade e vêm investindo pesado no mercado nacional. Amantes dos jogos conseguem se divertir online usando o bônus de cassino Bet365, presente no cassinos.info, que lhes garantem mais tempo testando a sorte em partidas de poker, blackjack, e até mesmo jogando opções tradicionais por aqui, como bingo e jogo do bicho.
Temporada de cruzeiros
Até o mês de maio, estamos no que é considerada a alta temporada de cruzeiros no Brasil. E, conforme a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), essa será a maior temporada dos últimos dez anos. As empresas Costa e MSC, mais populares por aqui, incorporaram mais um navio, totalizando nove embarcações, 184 roteiros e 780 mil leitos ofertados – um número que representa 47% a mais do que em 2019/2020.
Com isso, há uma estimativa de que 48 mil postos de trabalho serão criados, o que, junto com os gastos das empresas, tripulantes e turistas nas cidades de embarque/desembarque, poderá causar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional. Isso movimentará os mais diversos setores econômicos, desde o de passeios turísticos e hospedagem, até o de compras, transporte e alimentos e bebidas.
Esses números prometem ajudar na recuperação do setor de turismo e das empresas e pessoas que trabalham direta ou indiretamente nesse mercado.
Além de demonstrar o impacto da alta temporada dos cruzeiros no Brasil, o site da CLIA Brasil ainda destaca o vanguardismo das empresas de cruzeiros no desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis.
“Em todo o mundo, a indústria de cruzeiros investiu mais de US$ 23,5 bilhões em navios com novas tecnologias e combustíveis mais limpos para reduzir as emissões atmosféricas e alcançar maior eficiência energética. A CLIA segue as diretrizes da IMO (Organização Marítima Internacional) e do Green Deal da Europa. Nossa meta é diminuir a emissão de carbono em 40% até 2030, comparado aos níveis de emissão de 2008. E, em abril deste ano, assumimos um novo compromisso de reduzir em 100% a emissão de carbono até 2050,” afirma a Associação em nota.