Não entende qual a diferença entre preconceito e discriminação? O preconceito é uma opinião superficial e infundada, sobre determinado grupo ou pessoa. Enquanto que a discriminação é um comportamento, uma ação que pode ser motivada por preconceito ou racismo.
Conhecer bem as diferenças entre preconceito e discriminação é um assunto importante. Afinal, embora ambos se relacionem, eles não são a mesma coisa. Além disso, um deles tem consequências judiciais, e o outro não.
Continue lendo e entenda, qual a diferença entre preconceito e discriminação,
Saiba qual a diferença entre preconceito e discriminação
O preconceito acontece quando uma pessoa tem ideias para conseguir sobre um assunto, pessoa ou grupo de pessoas. E o preconceito nem sempre é negativo. Pois, a opinião pré-concebida pode ser positiva, mesmo que não seja verdadeira.
No entanto, estamos mais familiarizados com os preconceitos negativos. Até porque, com frequência, ouvimos notícias sobre atitudes reprováveis, e até criminosas, cometidas por causa de preconceitos.
Um ponto importante sobre o preconceito é que ele é inconsciente. Portanto, se apresenta sob a forma de uma crença que molda o comportamento da pessoa no dia a dia. Logo, a pessoa que é preconceituosa não tem consciência de que o que seja.
Leia também: Pensão alimentícia: como funciona
Qual a diferença entre preconceito e discriminação: o que é discriminar alguém?
A discriminação é sempre um comportamento, uma ação e pode ter como motivação ou preconceito. Ou até mesmo racismo, que é a crença de que existem diferentes raças humanas e que uma seria superior a outra.
Atos discriminatórios envolvem;
-
Segregação social;
-
Xenofobia;
-
Prática de bullying;
-
Exclusão social, e etc.
Ou seja, a discriminação envolve um tratamento que é desigual. E que pode ser atribuído à pessoa ou grupo de pessoas por diferentes motivos. O que inclui o preconceito de cor, de raça, etnia e de religião.
Além disso, a discriminação também pode acontecer por questões de gênero, orientação sexual e até por diferença de idade ou pela pessoa ser portadora de alguma deficiência.
Preconceito não é crime, mas discriminação é
Qual a diferença entre preconceito e discriminação? O preconceito por si mesmo não pode ser levado à justiça. Desde que ele se mantenha no âmbito da crença pessoal da pessoa, e não se torne uma atitude discriminatória.
De acordo com texto escrito pela advogada Luana Selva, no blog do Marco Jean, a discriminação é crime e é punida judicialmente no Brasil nos termos da Lei 7.716/89. Pois, esta é a lei que trata dos crimes de preconceito de cor e de raça, e as suas respectivas punições.
Além disso, a lei de 1989 foi alterada pela Lei nº 9.459/97 e pela Lei nº 10.741/2003. As duas acrescentaram alterações importantes, incluindo também como crimes aqueles que resultam de preconceito e discriminação por:
- Religião,
- Etnia;
- Procedência nacional,
- Contra a pessoa idosa;
- E contra a pessoa com deficiência.
Concluindo
O preconceito é uma opinião superficial e inconsciente que as pessoas manifestam como crença. Enquanto que a discriminação é uma atitude, uma ação que faz diferença entre pessoas e grupos de pessoas, e as trata com desigualdade.
Para o Portogente e Notícias, a discriminação é muitas vezes motivada por preconceitos. Mas, somente o preconceito não pode ser punido judicialmente. Afinal, ele não é um comportamento/ação. Então, o preconceito só pode ser levado à esfera jurídica quando leva a atitudes discriminatórias.
Agora você já sabe qual a diferença entre preconceito e discriminação. Dúvidas? Comente, os comentários dos nossos leitores são muito importantes!
Além disso, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, é muito importante o compartilhamento para que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto.