Segunda, 29 Abril 2024

pexels sora shimazaki 5668481

Não entende qual a diferença entre preconceito e discriminação? O preconceito é uma opinião superficial e infundada, sobre determinado grupo ou pessoa. Enquanto que a discriminação é um comportamento, uma ação que pode ser motivada por preconceito ou racismo.

Conhecer bem as diferenças entre preconceito e discriminação é um assunto importante. Afinal, embora ambos se relacionem, eles não são a mesma coisa. Além disso, um deles tem consequências judiciais, e o outro não.

Continue lendo e entenda, qual a diferença entre preconceito e discriminação,

Saiba qual a diferença entre preconceito e discriminação

O preconceito acontece quando uma pessoa tem ideias para conseguir sobre um assunto, pessoa ou grupo de pessoas. E o preconceito nem sempre é negativo. Pois, a opinião pré-concebida pode ser positiva, mesmo que não seja verdadeira.

No entanto, estamos mais familiarizados com os preconceitos negativos. Até porque, com frequência, ouvimos notícias sobre atitudes reprováveis, e até criminosas, cometidas por causa de preconceitos.

Um ponto importante sobre o preconceito é que ele é inconsciente. Portanto, se apresenta sob a forma de uma crença que molda o comportamento da pessoa no dia a dia. Logo, a pessoa que é preconceituosa não tem consciência de que o que seja.

Leia também: Pensão alimentícia: como funciona

Qual a diferença entre preconceito e discriminação: o que é discriminar alguém?

A discriminação é sempre um comportamento, uma ação e pode ter como motivação ou preconceito. Ou até mesmo racismo, que é a crença de que existem diferentes raças humanas e que uma seria superior a outra.

Atos discriminatórios envolvem;

  • Segregação social;

  • Xenofobia;

  • Prática de bullying;

  • Exclusão social, e etc.

Ou seja, a discriminação envolve um tratamento que é desigual. E que pode ser atribuído à pessoa ou grupo de pessoas por diferentes motivos. O que inclui o preconceito de cor, de raça, etnia e de religião.

Além disso, a discriminação também pode acontecer por questões de gênero, orientação sexual e até por diferença de idade ou pela pessoa ser portadora de alguma deficiência.

Preconceito não é crime, mas discriminação é

Qual a diferença entre preconceito e discriminação? O preconceito por si mesmo não pode ser levado à justiça. Desde que ele se mantenha no âmbito da crença pessoal da pessoa, e não se torne uma atitude discriminatória.

De acordo com texto escrito pela advogada Luana Selva, no blog do Marco Jean, a discriminação é crime e é punida judicialmente no Brasil nos termos da Lei 7.716/89. Pois, esta é a lei que trata dos crimes de preconceito de cor e de raça, e as suas respectivas punições.

Além disso, a lei de 1989 foi alterada pela Lei nº 9.459/97 e pela Lei nº 10.741/2003. As duas acrescentaram alterações importantes, incluindo também como crimes aqueles que resultam de preconceito e discriminação por:

  • Religião,
  • Etnia;
  • Procedência nacional,
  • Contra a pessoa idosa;
  • E contra a pessoa com deficiência.

Concluindo

O preconceito é uma opinião superficial e inconsciente que as pessoas manifestam como crença. Enquanto que a discriminação é uma atitude, uma ação que faz diferença entre pessoas e grupos de pessoas, e as trata com desigualdade.

Para o Portogente e Notícias, a discriminação é muitas vezes motivada por preconceitos. Mas, somente o preconceito não pode ser punido judicialmente. Afinal, ele não é um comportamento/ação. Então, o preconceito só pode ser levado à esfera jurídica quando leva a atitudes discriminatórias.

Agora você já sabe qual a diferença entre preconceito e discriminação. Dúvidas? Comente, os comentários dos nossos leitores são muito importantes!

Além disso, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, é muito importante o compartilhamento para que outras pessoas também fiquem por dentro do assunto.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome