O cabelo com frizz e queda de cabelos é um problema para muitas mulheres, podendo até mexer com a autoestima de muitas delas.
Afinal de contas, essa característica pode fazer com que os fios fiquem arrepiados, realçando o volume e escondendo o brilho dos fios.
Mas, ainda que muitas mulheres busquem por métodos rápidos para disfarçar o frizz e queda de cabelos, a verdade é que é muito melhor tratar o problema, certo?
E a única forma de fazer isso é justamente cuidando da saúde da fibra capilar de maneira contínua, por meio da hidratação e com um cronograma capilar.
Mas, além disso, outra coisa que você pode fazer é abandonar algumas práticas que podem causar frizz e queda de cabelos.
Por isso, nos tópicos seguintes, elencamos alguns dos hábitos que podem contribuir para o frizz e queda de cabelos.
1. Esfregar o cabelo durante e depois do banho
A grande maioria das pessoas têm o hábito de esfregar o cabelo molhado durante o banho, em especial ao passar o shampoo, condicionador e a máscara.
Fora isso, há os que fazem movimentos muito bruscos ao secar os fios de cabelo com a toalha. No entanto, tudo isso pode danificar.
E isso acontece devido ao fato de que, quando o cabelo está molhado, a fibra capilar se torna mais sensível e elástica. Ou seja, ela se quebra com mais facilidade.
O atrito que ocorre quando você esfrega os fios com as mãos ou com a toalha, acaba danificando a cutícula.
2. Pentear o cabelo molhado da forma errada
Se você costuma usar escova para pentear o cabelo molhado, ou um pente para desembaraçar, saiba que há alguns hábitos que podem promover o frizz e queda de cabelos.
Quando o fio está molhado, ele se torna mais elástico. Por isso, o ideal é usar um pente de dentes largos para desfazer os nós.
É verdade que isso pode dar um pouco mais de trabalho, mas a rigidez dos dentes do pente irão evitar que fio arrebente.
Para pentear o cabelo quando o cabelo não está tão molhado, a dica é usar uma escova de cerdas maleáveis.
Outra dica é optar por escovas e pentes que são feitos de madeira, até mesmo não criar estática no cabelo e agravar o frizz e queda de cabelos.
3. Provocar atrito nos fios
Usar elásticos de borracha, como os de prender papéis, é um grande erro. Afinal de contas, provoca muito atrito entre os fios, fazendo com que eles possam arrebentar, formar frizz e queda de cabelos.
Por isso, opte apenas por elásticos que são revestidos de tecido e que podem deslizar com mais facilidade.
Além disso, procure trocar também a capa de algodão do travesseiro por uma de seda. Ainda que seja algo simples, irá fazer uma grande diferença para os seus fios.
Agora, em relação à toalha para secar o seu cabelo, opte por aquelas que são de microfibra, já que provoca menos atrito.
4. Usar produtos errados para tratar o frizz
Você sabia que usar produtos que não combinam com o seu tipo de cabelo pode provocar ainda mais problemas, ao invés de resolver?
Essa é uma prática bem comum, haja vista que muitas pessoas não se atentam a esse respeito. No entanto, tenha em mente que uma das principais causas do frizz e queda de cabelos é o desequilíbrio interno do fio.
E uma das coisas que podem ocasionar esse desequilíbrio é justamente o uso incorreto de produtos para tratar o problema.
O ideal é que você use apenas fórmulas que ajudam a nutrir os fios e que tenham ação antiumidade e antifrizz.
O frizz está diretamente relacionado com a umidade. O cabelo é formado de camadas sobrepostas, de células laminárias.
Mas, quando absorve umidade, as cutículas ficam arrepiadas. Uma dica para encontrar os produtos mais adequados é ir ao salão de beleza e fazer um diagnóstico capilar.
5. Excesso de calor ao fazer escova
O excesso de calor nas madeixas é um dos grandes vilões, uma vez que eles podem ocasionar em frizz e queda de cabelos.
No entanto, fazer escova é uma das maneiras que diversas mulheres usam para manter os fios alinhados no dia a dia.
Se for o seu caso, a dica é tomar bastante cuidado para não encostar o bico do secador direto no cabelo durante o processo.
Afinal, o material que sai desse bico fica ainda mais quente do que o vento que sai do próprio aparelho. Esse contato pode gerar grandes danos.
Então, irá facilitar a quebra dos fios, fazendo com que o seu cabelo fique ainda mais arrepiado. Por isso, sempre mantenha uma distância segura.
Outra dica é usar um leave-in que atue como protetor térmico, pois vai fazer com que os seus fios fiquem ainda mais protegidos.
6. Lavar o cabelo com água quente
A água quente desidrata os fios, o que provoca frizz e queda de cabelos. Além disso, favorece o ressecamento e opacidade dos fios.
Por isso, a dica é dar preferência a lavar os seus fios com água morna ou fria.