Quem tem um site sabe a importância dele estar bem posicionado entre os resultados do Google. Mas, qual seriam os segredos do Google na hora de definir seu ranqueamento? Quais estratégias poderiam ser usadas para que seu site fique melhor posicionado?
Segundo Isael Oliveira, especialista em Marketing Digital, principalmente, quem tem um e-commerce, deve descobrir cada um desses segredos para definir quais estratégias devem ser usadas para conseguir posicionar bem seu site.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui as melhores dicas para aprender a posicionar bem seu site. Confira quais são!
Dicas para posicionar bem seu site
1. Defina as palavras-chave
Não tem como pensar em um ranqueamento de sucesso sem que ele não passe pela palavra-chave, que numa definição simples, é aquele termo utilizado pelo usuário ao fazer uma busca.
E, independentemente do termo utilizado, é fundamental que a página se preocupe em tê-lo em seu conteúdo, sendo esse um critério decisivo para a relevância do site dentro de um resultado de buscas.
Ou seja, não basta apenas definir uma palavra-chave, é preciso usá-la com inteligência, de uma forma natural, que faça sentido, até para não acabar sendo punido no ranqueamento do Google.
2. Destaque corretamente os títulos de suas páginas
Com o intuito de destacar um determinado assunto, em qualquer tipo de conteúdo escrito, há diferentes tamanhos e estilos de título. E quanto mais títulos e subtítulos, mais fácil fica para o usuário entender a ordem de relevância, além de obter uma espécie de divisão visual, facilitando a leitura.
Por isso, é muito importante saber usar corretamente os tamanhos dos títulos, já tendo em mente que eles dividem hierarquicamente os temas dentro dos assuntos abordados.
3. Capriche na Meta Description
É preciso entender que à cada busca feita, os resultados são dispostos com uma estrutura que reúne 3 informações: o título da página, a URL e a descrição do conteúdo, que será encontrado neste endereço da web. Esse texto definindo o que a página contém se chama Meta Description.
Ou seja, é fundamental que ele consiga passar o máximo de informações, com poucas palavras, e seja altamente atrativo, que consiga trazer a palavra-chave de maneira adequada, bem estruturada e de forma natural dentro do texto.
4. Use URLs amigáveis e personalizadas
Sabia que o endereço de um site pode influenciar no posicionamento da página nos resultados de busca?
Por isso, fuja de URL confusa, repleta de repetições de letras e números que não signifiquem nada compreensível, às vezes até geradas automaticamente e, por esse motivo, se parecem com códigos difíceis de serem decifrados.
A dica é investir em URLs amigáveis e personalizadas.
5. Use legendas e atributos alt text nas imagens
É preciso saber usar as imagens como fonte de pesquisa também, pois o Google usa imagens para ranqueamento, através de suas descrições. Assim, é preciso usar legendas, palavras-chave e atributos nas imagens, para que, ao clicar, o usuário possa chegar ao seu site.
6. Obtenha bons backlinks
Os backlinks são um dos fatores primários na busca dos algoritmos, por isso, é fundamental ter links em bom número espalhados pela internet, sempre em sites que tenham relação direta com a página de origem desses endereços.
E a melhor maneira de fazer com que outros mencionem sua página é gerando um conteúdo relevante e oferecendo bons produtos e serviços. É cuidado, o Google sabe quando os backlinks são conseguidos naturalmente.
7. Produza conteúdos de qualidade
Outro segredo do Google está no conteúdo, na capacidade de oferecer conteúdo relevante ao cliente antes de chegar ao estágio final, que é a compra ou contratação de um serviço.
Portanto, a dica é produzir posts, contendo palavras-chave e tratando de assuntos de interesse do leitor, conduzindo ele de forma natural para várias ações, pois sempre que um usuário pesquisar sobre um assunto e, nessa busca, houver palavras-chave usadas em um conteúdo de valor, as chances da página ser ranqueada aumentam muito.
8. Preocupe-se com a experiência do usuário
E, claro, a experiência do usuário ao acessar um site também é um dos segredos do Google para que um site obtenha melhor ranqueamento, quanto mais tempo ele ficar no site, e quanto mais intuitiva e melhor for a navegação, por exemplo, maiores são as chances de transformar os visitantes em possíveis clientes.
E é isso, claro que a melhor dica é apostar em cursos, existindo, atualmente, muitas opções, até online, como marketing digital, SEO, enfim... de acordo com suas necessidades.
Porém, vale aproveitar essas dicas, já sabendo que não há como posicionar bem seu site sem investir em um bom trabalho SEO, que vai otimizar seu site, deixando-o mais adequado para os mecanismos de busca e para os visitantes.